• Matéria: História
  • Autor: emkonalove
  • Perguntado 5 anos atrás

Analise um fragmento do texto pertencente ao Ofício enviado pelo Professor Cleto, em 1871, ao diretor geral da instrução pública da época:

“(...) tenho a distinta honra de pedir a V. Sª que se digne de conceder-me licença para abrir eu uma escola noturna na mesma casa em que funciona a diurna sob minha direção, na qual possam receber os rudimentos da instrução aqueles de nossos irmãos que infelizmente trazem na fronte o aviltante selo da escravidão e cujos senhores nisso consentirão (...)”
Ofício enviado ao diretor geral da instrução pública, pelo professor José Cleto da Silva. 10/08/1871. Ref. BR APPR 435, p. 188. Extraído de: SILVA, Nome Santos da. “O Batismo da Instrução”: projetos e práticas da instrução formal de escravos, libertos e ingênuos no Paraná Provincial. Dissertação. UFPR.

1. A partir da análise do fragmento do texto lido anteriormente e dos conteúdos abordados na aula, é correto afirmar: *

a) O professor Cleto pediu autorização para lecionar e posteriormente lecionou para alunos cativos (escravizados).
b) Verifica-se no fragmento de texto um segregacionismo por parte do professor Cleto não desejando cumprir a ordem oriunda do governo de lecionar para todos.
c) O trecho do ofício e o fato histórico em questão é a abertura de uma escola para mulheres, um assunto promovido pelos políticos imperiais brasileiros.
d) O maior objetivo do professor Cleto mediante análise do fragmento do ofício era conseguir dinheiro e reajuste salarial para construir uma escola modelo em Paranaguá.

2. Considerando a imagem referente a Escola Humanitária e os conteúdos estudados na aula, é correto afirmar que: *

a) Foi criada a Escola Humanitária para atender os escravizados africanos e afro-brasileiros com o objetivo de catequização e salvação espiritual.
b) Estudavam na Escola Humanitária os filhos dos membros da elite econômica de Paranaguá e de todo o litoral paranaense e catarinense.
c) Estudantes que possuíam baixa condição socioeconômica e afro-brasileiros, geralmente descendentes dos recém-libertos, estudaram na Escola Humanitária.
d) A Escola Humanitária continua funcionando até os dias de hoje, no mesmo local de antes, uma vez que o ensino básico ainda é algo difícil de se conseguir gratuitamente.


agentepiclesofficial: gente a resposta certa é 1-A 2-C
felipethiagomoreira0: Bom tá um pouquinho atrasado mais o que vale é a intenção
felipethiagomoreira0: Muito obrigado pela sua resposta
agentepiclesofficial: vlw man :)
juliaribas14: oi
wesleifagundes33: Tenho 13 kk
dominguesgabriely: resposta da 1 e a letra a,e a da 2 e a c
arthurke: uq
arthurke: aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
arthurke: aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
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1 - É correta a alternativa A, já que no fragmento do documento é dito que o professor Cleto pretendia iniciar um turno noturno em sua própria escola para atender durante este período os escravizados, de modo a garantir alguma instrução para estas pessoas que ainda não tinham seus direitos plenos garantidos.

2 - É correta a alternativa C, de modo que, historicamente, os descendentes de escravizados, ao menos na primeira geração, não poderiam ter os recursos econômicos necessários para garantir a sua educação. A Escola Humanitária servia então como uma espécie de "ponte", garantindo algum tipo de integração para estas pessoas que eram sistematicamente excluídas.


kauany2138: obrigada
laryssaeduarda554: ta errado a 2
laryssaeduarda554: e a b a 2
laryssaeduarda554: no caso a 2 é a (b)
respondido por: martinkoliveira
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1) A alternativa correta a partir da análise do texto pertencente ao Ofício enviado pelo Professor Cleto, em 1871, ao diretor geral da instrução pública da época é a letra A) O professor Cleto pediu autorização para lecionar e posteriormente lecionou para alunos cativos (escravizados).

No texto escrito por José Cleto da Silva, um professor da instrução pública, em 1871, é possível perceber que o mesmo desejava abrir uma escola noturna sob sua própria direção, e que este tinha o objetivo de lecionar para os escravizados.

Ele visava transmitir instruções às pessoas que, no período, não possuíam condições de receber na época, devido à escravidão, ou seja, eram indivíduos que não tinham seus direitos devidamente assegurados.

O professor Cleto desejava trabalhar no tempo diurno como sempre trabalhou, lecionando para os seus alunos normalmente, mas queria lecionar aos escravizados à noite.

2) A alternativa correta sobre a Escola Humanitária é a letra C) Estudantes que possuíam baixa condição socioeconômica e afro-brasileiros, geralmente descendentes dos recém-libertos, estudaram na Escola Humanitária.

A Escola Humanitária foi uma escola destinada a receber os descendentes dos recém-libertos, os agora ex-escravos.

Como eles não possuíam recursos econômicos mínimos para a educação, foi-se pensado em uma escola destinada somente aos mesmos, para que pudessem ter seus direitos educacionais garantidos e assegurados, de modo que os descendentes de escravizados pudessem a partir daí terem acesso às informações que os alunos da época normalmente tinham.

Resumidamente, a Escola Humanitária, como o próprio nome diz, foi uma escola que visava uma maior humanização, por meio da promoção de igualdade e integração.

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