Respostas
Resposta:
Durante uma pandemia, a importância desse ativo se multiplica, uma vez que os impactos são diferentes entre os países, bem como os respectivos instrumentos de combate aos danos.
Com esse conjunto de alterações, torna-se mais difícil avaliar as posições relativas de cada uma das economias e tal volatilidade se reflete nos mercados, em especial, no câmbio, nublando também a capacidade preditiva dos analistas.
Dadas as devidas limitações e entre os diversos modelos nos quais lançamos mão para projetar a cotação do dólar no Brasil, o que nos tem chamado a atenção é o descasamento entre o preço da moeda americana em reais frente aos países pares do Brasil.
Metodologicamente, chegamos a esse descasamento ao compararmos o BRL com o produto de um modelo no qual estimamos a moeda brasileira com base no movimento conjunto (PCA) da cotação do dólar na África do Sul, Chile, Indonésia, Rússia, Colômbia e México, agregados a uma constante.
É evidente que o BRL, em função das idiossincrasias brasileiras, tem relativa autonomia perante seus pares. Não obstante, como podemos observar no gráfico abaixo, pequenas oscilações marginais e, principalmente, o movimento tendencial colocam uma âncora em uma alta exponencial da moeda.
Espero ter te ajudado ∑:
(Ficou mto grande foi mal -w-)