De acordo com o sistema de projeções cilíndricas ortogonais, ao representar um ponto (A) no espaço, obteremos as suas projeções horizontal = A e vertical = A’, respectivamente nos planos horizontal (π) e vertical (π’). Uma vez definida a linha de terra (intersecção entre os planos vertical e horizontal), teremos a posição do ponto no espaço por intermédio de suas coordenadas. Sobre o estudo do ponto no espaço, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
A cota (z) é a terceira coordenada medida no plano vertical, sendo positiva acima da linha de terra e negativa abaixo da linha de terra.
Explicação:
para obtermos um ponto no espaço, é necessário ter as coordenadas desse ponto, sendo elas três: abscissa ou “x”, que é medida na linha de terra, apresentando valores positivos e negativos a partir de um referencial; afastamento ou “y”, que é marcado no plano horizontal, positivo à direita da linha de terra e negativo à esquerda; e a cota ou “z”, que é marcada no plano vertical, positiva acima da linha de terra e negativa abaixo da linha de terra.
Resposta:
A cota (z) é a terceira coordenada medida no plano vertical, sendo positiva acima da linha de terra e negativa abaixo da linha de terra.
Explicação:
Abscissa ou X: a posição da projeção do ponto (A) na Linha de Terra. É necessário estabelecer um referencial para se determinar a posição da abscissa. Se ela for medida à direita da origem é positiva, logo X>0, e se for medida à esquerda da origem ela é negativa, logo X<0.
Afastamento ou Y: a posição da Projeção Horizontal = A do ponto (A) em relação à linha de terra. Se medido no semiplano Horizontal Anterior (πa) é positivo, logo Y>0, se medido no semiplano Horizontal Posterior (πp) é negativo, logo Y<0.
Cota ou Z: posição da Projeção Vertical = A' do ponto (A) em relação à Linha de Terra. Se medido no semiplano Vertical Superior (π's) é positivo, logo Z>0, se medido no semiplano Vertical Inferior (π'i) é negativo, logo Z<0.