• Matéria: História
  • Autor: pollyanastopa635
  • Perguntado 5 anos atrás

ME AJUDEM POR FAVOR!!!!
a) De acordo com a fonte o que era a teoria do “branqueamento” ou o “embranquecimento”?

b) Agora pare, pense e reflita sobre o que pode ser feito para combater o racismo. Elabore um pequeno texto informando como combater essa prática do racismo. (Tente apresentar soluçõessimples para o problema chamado RACISMO)

Respostas

respondido por: marcolinoagatha
20

Resposta:

Resposta:

“tese do branqueamento.”

A defesa do branqueamento, ou do “embranquecimento”, tinha como ponto de partida o fato de que, dada a realidade do processo de miscigenação na história brasileira, os descendentes de negros passariam a ficar progressivamente mais brancos a cada nova prole gerada.

Explicação:

O racismo vem se repercutindo há muitos anos, desde a idade média, no período colonial, onde eram considerados "diferentes" pelo seu tom de pele. Não só julgaram, como escravizaram por esse fato. É necessário combater esse problema que vem de várias gerações e persegue os negros até os dias atuais.

O preconceito racial está presente em muitos lugares, como, por exemplo, aqui no Brasil, um lugar onde deveria haver o menor índice de racismo, pois é um país miscigenado e por esse motivo, deveria ser mais compreensível. De acordo com com os sites de notícias Odia e R7.com, já foram constatados vários casos de racismo, como aconteceu com o jovem Diogo Medeiros, um garoto negro que foi aprovado em um vestibular de medicina e foi atacado nas redes sociais pelos simples fato de ter sido aprovado e ser um jovem negro. Outro caso de racismo foi uma jornalista negra que foi barrada na porta de um supermercado e o segurança do estabelecimento exigiu que ela colocasse a sua bolsa no guarda volume pois é o tipo de pessoa como ela que acabavam roubando o local. Deveriam ser tomadas as devidas providências, pois racismo é crime, e nem todos os casos são atendidos.

As pessoas deveriam incentivar a cultura negra, mostrar que as pessoas não são diferentes pelo seu tom de pele. A população deveria organizar palestras mostrando a cultura da raça negra, esse evento poderia ocorrer no Dia Nacional da Consciência Negra, pois assim as pessoas se conscientizariam e dariam o devido valor aos negros, pois nenhuma vida vale menos que a outra, independente da cor, somos iguais. O governo deveria obrigar o estudo dessa cultura nas escolas públicas, pois assim as crianças aprenderiam sobre essa cultura e serão pessoas melhores e assim mudando o mundo, criando um ambiente saudável. Esse ensino deveria ser uma lei, assim seria cumprida pelas escolas e professores.


pollyanastopa635: obrigado
respondido por: alicycristhiny2004
12

Resposta: A) A defesa do branqueamento, ou do “embranquecimento”, tinha como ponto de partida o fato de que, dada a realidade do processo de miscigenação na história brasileira, os descendentes de negros passariam a ficar progressivamente mais brancos a cada nova prole gerada.

B) O racismo é um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta atualmente, mas existe algumas coisas que podemos fazer para amenizar um pouco essa crueldade. 1. Realize um debate crítico com os colegas.

2.Leve fatos do cotidiano para a discussão. 3.Tenha maturidade para lidar com as situações. 4. Não classifique ninguém pela cor da pele. 5. Mantenha-se coerente no combate ao racismo.

Uma coisa é falar, e outra é agir — esta é uma frase bastante batida, mas que faz sentido em qualquer época. De nada adiante se tornar um militante do combate ao racismo e continuar com as piadinhas infames, as quais fazem parecer que a definição da personalidade de uma pessoa se dá pela cor da pele


pollyanastopa635: obrigada
minasoitio: valeu
JhonPiter: sai na porrada com racista e da nada
Perguntas similares