• Matéria: Geografia
  • Autor: nishmemeira
  • Perguntado 5 anos atrás

1-O Brasil possui uma grande extensão territorial apresentando peculiaridades
culturais, econômicas e sociais em suas diferentes regiões. Aponte as
principais disparidades socioeconômicas entre as regiões do Brasil.
2-Quais as principais atividades econômicas das cinco regiões do Brasil?

3- Qual o principal critério utilizado para instituir a regionalização do
território brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro
ao regionalizar o seu território?



3- Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de
qual Estado? Por que ele foi inserido na região Norte do Brasil?

4-. Cite a atual divisão regional adotada pelo IBGE.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
5- Quais os critérios para definir a divisão regional adotada pelo IBGE:

Respostas

respondido por: aleekarlos45
4

Resposta:

Disparidade econômica é uma diferença irrazoável nas condições econômicas e nos indicadores sociais entre duas pessoas, dois grupos ou duas regiões.

No caso do Brasil as maiores disparidades socioeconômicas se encontram entre as regiões Sul e Sudeste e as regiões Norte e Nordeste.

As regiões Sul e Sudeste possuem indicadores sociais que as caracterizam como áreas de alto desenvolvimento humano, onde a expectativa de vida ultrapassa os setenta anos e os índices de alfabetização são altos e os da mortalidade infantil são baixos

Já as regiões Norte e Nordeste possuem indicadores sociais que as caracterizam como áreas de desenvolvimento humano médio, com locais onde a expectativa de vida não chega aos sessenta anos e os indicadores sociais são mais baixos, assim como é a mais baixa a renda média dos habitantes

2-As cinco Regiões do Brasil apresentam grandes disparidades socioeconômicas, isso é o reflexo de políticas econômicas desenvolvidas no território nacional. Houve um processo de desenvolvimento industrial no Sul e, principalmente, no Sudeste, proporcionando um maior avanço econômico. As demais regiões fornecem-lhe matérias- primas e gêneros agrícolas.  

Entre as principais atividades econômicas das Regiões estão:  

Centro-Oeste – A economia baseou-se inicialmente nos garimpos de ouro e diamante. Atualmente, as principais atividades econômicas desenvolvidas são a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor econômico mais importante do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.  

Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo industrial de Manaus.  

Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA). A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal produto agrícola da Região.  

Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para o setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.  

Sudeste – Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada. Com o maior parque industrial do Brasil, o Sudeste é responsável por quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os serviços e o comércio são os principais segmentos da atividade econômica, e representam aproximadamente 60% da riqueza da região.

3-Para integrar um Brasil descentralizado (que na época caracterizava-se pela economia de arquipélagos), foi instituída a regionalização, que teve como critério, em 1940, os aspectos naturais

3-O tocatins foi desmebrado do estado do goias e por sua fauna e flora ser caracteristico da regiao norte tambem possue um dos maiores aquafiero e o jalapao

4-O IBGE tem divisão em macrorregiões: Sudeste,Sul, Nordeste,Centro Oeste e norte.

5-Os critérios utilizados para estabelecer a divisão regional do Brasil segundo o IBGE foram os aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia.

Assim sendo, essa divisão fez com que o Brasil ficasse dividido em : Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.  

Nesse sentido, a divisão foi feita a fim de se poder administrar melhor o país.

Dessa forma, por ser um país muito extenso essa divisão possibilitou que pudesse organizar e dividir o país a fim de gerar ordem e progresso.

espero ter ajudado

Perguntas similares