• Matéria: Química
  • Autor: scrysthinny
  • Perguntado 5 anos atrás

Nos anos 1990, verificou-se que o rio Potomac situado no estado norte-americano de Maryland, tinha em parte de seu curso, águas extremamente ácidas por receber um efluente de uma mina de carvão desativada, o qual continha ácido sulfúrico (H2SO4). Essa água, embora límpida, era desprovida de vida. Alguns quilômetros adiante, instalou-se uma fábrica de papel e celulose que emprega hidróxido de sódio (NaOH) e carbonato de sódio (Na2CO3) em seus processos. Em pouco tempo observou-se que, a partir do ponto em que a fábrica lança seus rejeitos no rio, a vida aquática voltou a florescer. HARRIS D.C. Análise química quantitativa, Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos. 2012 (adaptado). A possível explicação para o retorno da vida aquática nesse rio é a *
A-diminuição do pH das águas do rio provocado pelo efluente da fábrica de papel e celulose.
B-aumento da acidez das águas do rio provocado pelo efluente da fábrica de papel e celulose.
C-aumento do pH das águas do rio provocado pelo efluente da fábrica de papel e celulose.
D-diminuição da acidez que acarreta na diminuição do pH das águas do rio provocado pelo efluente da fábrica de papel e celulose.
E-diluição das águas do rio provocado pelo novo efluente lançado nele.

Respostas

respondido por: PGuilherme0897
3

Resposta:

Alternativa C

C)aumento do pH das águas do rio provocado pelo efluente da fábrica de papel e celulose.

Explicação:

Pois ocorreu uma reação de neutralização, como a mina de carvão contendo ácido sulfúrico ao entrar em contato com o rio acidificou a água, diminuindo o pH do rio. A fábrica de papel por sua vez liberava hidróxido de sódio e carbonato de sódio, substâncias que irá tornar a água do rio básico. Logo um ambiente ácido em contato com ambiente básico o pH normalizou, ocorrendo uma neutralização.


scrysthinny: maravilhosooooooo
Perguntas similares