Afinal, o que é gramática?
A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. Graças à Gramática, a língua pode ser analisada e preservada, apresentando unidades e estruturas que permitem o bom uso da língua portuguesa.
[...]
Por ser um sistema complexo e passível de diversas concepções, a Gramática apresenta abordagens diversas, sendo dividida, então, em tipos distintos:
Gramática Normativa: Bastante utilizada em sala de aula e para diversos fins didáticos, a Gramática Normativa busca a padronização da língua, indicando através de suas regras como devemos falar e escrever corretamente. Aqui a abordagem privilegia a prescrição de regras que devem ser seguidas, desconsiderando os fatores sociais, culturais e históricos aos quais estão sujeitos os falantes da língua.
Gramática Descritiva: A Gramática Descritiva analisa um conjunto de regras que são seguidas, considerando as variações linguísticas da língua ao investigar seus fatos, extrapolando os conceitos que definem o que é certo e errado em nosso sistema linguístico.
Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2020.
De acordo com o texto e com o que você aprendeu nesse módulo, pode-se concluir que o preconceito linguístico advém, dentre outros fatores, de uma noção de que
A
a gramática descritiva deve ser estudada e ter suas regras respeitadas.
B
há um conjunto de regras para realização correta da fala e elas estão prescritas na gramática normativa.
C
cada comunidade de falantes possui sua própria maneira de falar, mas a norma padrão deveria ser ensinada a todos.
D
a gramática normativa deveria se apropriar das regras que definem como diferentes variantes linguísticas se comportam para expandir seu repertório.
E
a gramática descritiva postula um conjunto de regras para diferentes variantes linguísticas, essas regras devem ser respeitadas em seus respectivos grupos e contextos.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Letra D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás