um cone de 9 cm de altura possuindo raio de 2 cm, qual o volume utilizando o conceito de integral por revolução ?
Respostas
Olá, boa noite.
Devemos calcular o volume de um cone de de altura e raio de , utilizando integral para calcular o volume de um sólido de revolução.
Existem duas maneiras de resolver esta questão: lembre-se que um cone é o sólido gerado pela revolução de um triângulo retângulo em torno de um dos eixos coordenados. A área da região que gera este triângulo retângulo é calculada sob o gráfico de uma função: uma reta.
Consideremos que este cone será gerado pela revolução da área sob uma reta em torno do eixo das abscissas. Sua altura será dada pela distância entre o vértice (origem do plano cartesiano) e o ponto . Seu raio será dado pela distância entre este ponto e o ponto .
Então, a reta deve passar pela origem, isto é, em e em .
Nestas condições, facilmente podemos encontrar a equação da reta, utilizando a propriedade :
Agora, lembre-se que: o volume de um sólido gerado pela revolução de uma região em torno de um eixo, que pode ser um dos eixos coordenados, em que esta região é a área sob uma curva , contínua em um determinado intervalo fechado , é calculada pela integral:
, para a revolução da região em torno do eixo das abscissas.
Neste caso, os limites de integração serão os pontos e . Assim, teremos:
Calcule a potência
Aplique a propriedade da constante: .
Aplique a regra da potência: . Visto que esta é uma integral definida, não é necessário adicionar a constante de integração.
Aplique os limites de integração, de acordo com o Teorema fundamental do Cálculo: .
Calcule as potências e some os valores entre parênteses
Multiplique as frações e simplifique
Este é o volume deste cone.