Respostas
Resposta:
São cidades que concentram grande número de empresas, profissionais, estudantes e universidades ligados às diversas áreas de tecnologia.
- Blumenau (em Santa Catarina) – destaque para a área de desenvolvimento de softwares.
- Recife (em Pernambuco) – destaque para a presença do Porto Digital, com várias empresas das áreas de softwares e economia criativa
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Em síntese, o tecnopólo faz referência ao local onde podemos encontrar várias indústrias de tecnologia de ponta. Basicamente, estas indústrias de tecnologia de ponta trabalham em parceria com universidades específicas, que oferecem toda a infraestrutura, aparelhos e mão-de-obra científica.
Como exemplo de tecnopólo , podemos citar:
o Vale do Cilício (estado da Califórnia, Estados Unidos). Por lá, podemos verificar grandes empresas de tecnologia que estão presentes nas tarefas diárias das pessoas (como a Google).
Podemos fazer as seguintes considerações acerca de o que são tecno polos, veja:
o termo tecno pólo está relacionado ao local onde podemos encontrar diversas indústrias de tecnologia de ponta.
sabe-se que estas indústrias de tecnologia de ponta, por sua vez, são aquelas que trabalham em parceria com universidades específicas e que conseguem de alguma forma oferecer toda a infraestrutura necessária e suficiente, assim como aparelhos e mão-de-obra científica adequada.
Podemos dar como bons exemplos de tecno pólo, os seguintes:
Campinas, que fica no interior de São Paulo e que concentra laboratórios tecnológicos da Unicamp, assim como empresas de tecnologia de ponta, incubadoras e parques industriais.
São José dos Campos, que fica no interior de São Paulo. É lá que fica o ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) e a empresa EMBRAER.
São Carlos, que fica no interior de São Paulo. É lá que fica a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), importante centro de pesquisa tecnológica.
Blumenau, que fica em Santa Catarina e se destaca na área de desenvolvimento de softwares.
Recife, capital de Pernambuco com destaque para a presença do Porto Digital, com empresas de softwares e economia criativa.
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, se destaca pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).
Explicação: