Respostas
Primeiro vc precisa apresentar os fatos sobre o corona vírus já que foi ele quem desencadeou as aulas online, explicar sobre a doença, e oque ela afetou
Depois vai dizer sobre o âmbito estudantil,que é o aprendizado a distância, se é bom,quantas pessoas estão aderindo ao método
Por fim vc precisa deixar claro a sua opinião sobre isso, e se é algo vantajoso, colocar em pauta os prós e contras
Resposta:
Constata-se que a internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos, chamada de Arpanet - tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria e somente a partir de 1982, o uso da Arpanet tornou-se maior no âmbito acadêmico. Atualmente, podemos citar a modalidade de ensino EAD que está crescendo a cada dia no Brasil, porém, ainda existem adversidades que impedem que este método de ensino seja tão eficaz quanto a modalidade de ensino presencial.
Á princípio, é relevante destacar as mudanças no rápido desenvolvimento das tecnologias da informação, refletidas no ensino EAD que, exigem mudanças de hábitos convencionas por parte de toda a equipe de professores e alunos. De fato que, segundo o MEC, entre os anos de 2003 e 2013, foi registrado 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, das quais, um terço referia-se a cursos de graduação a distância – a grande parte em redes privadas de ensino. Isso porque, os cursos a distância, em sua maioria, oferecem custos mais acessíveis, flexibilização do tempo e possibilidade de aprendizado em qualquer lugar. Logo, o público-alvo tende a ser adultos que possuam os recursos necessários para se adaptar as novas tecnologias dos cursos a distância.
Em seguida, observa-se que, em casos de pandemias, no qual, são relevantes a utilização do ensino remoto emergencial, vê-se que, a grande parte da população brasileira não tem acesso a internet e aos meios digitais necessários. De acordo com o (IBGE), o total de 45,9 milhões de brasileiros ainda não tinham acesso à internet em 2018. Este número corresponde a 25,3% da população com 10 anos ou mais de idade. Vale salientar que, o Brasil não possui políticas públicas que invistam na educação de base que tornem possível o acesso à internet e aparelhos tecnológicos para essas pessoas. Constata-se assim, segundo o jornalista carioca Arnaldo Jabor que, “O Brasil está tonto, perdido entre tecnologias novas cercadas de miséria e estupidez por todos os lados”.
Portanto, fica evidente que, são necessárias medidas capazes de mitigar a questão dos desafios da educação a distância no Brasil. Para tanto, é imperativo que o Ministério da Educação em parceria com o Poder Público, proporcione normas de melhoria e invista na implementação de recursos que tornem a educação a distância mais acessível e eficaz. Isso pode ser feito por meio da inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentais e na fiscalização do recolhimento de impostos que, afim de serem utilizados como verba para a adequação de recursos tecnológicos nas instituições de ensino básico. Além disso, cabe ao Governo Federal promover uma norma que determine a contratação de uma rede fixa ou móvel de baixo custo para todos os 25,3% de brasileiros que não possuem condição de adquirir acesso à internet. Feito isso, o ensino a distância passará a ser revolucionário para a sociedade, assim como foi a criação da internet, em 1969.
Explicação:
Espero ter ajudado
Se possível me marca como melhor resposta