Respostas
Resposta:
Neste momento de pandemia, o mundo inteiro tem falado muito de um produto chamado álcool a 70% (tanto na forma de gel como na forma líquida), até então muito conhecido entre os profissionais de saúde. Mas, o que é este produto tão cobiçado pela população mundialmente? Como ele funciona? Quais os riscos para a saúde?
Para começar, faremos uma breve introdução sobre o uso de álcool como antisséptico e o uso do álcool etílico à 70% em diferentes apresentações para uso nos serviços de saúde.
Álcool a 70%
Os álcoois são compostos orgânicos caracterizados por apresentarem, pelo menos, uma hidroxila (OH-) ligada a um átomo de carbono. São utilizados como solvente, na fabricação de combustíveis, bebidas, desinfetantes, antissépticos, dentre outros produtos.
O álcool etílico à 70% p/p (etanol) e o álcool isopropílico (entre 60 e 95%) possuem ação contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados (por ex. H1N1, coronavírus) micobactérias e fungos, sendo utilizados como desinfetantes e antissépticos. Eles não têm ação contra a forma esporulada das bactérias e nem contra vírus não envelopados e, por isso, não podem ser utilizados como esterilizantes químicos.