O termo lockdown, em inglês, passou a ser amplamente utilizado no Brasil para designar uma medida de contenção da pandemia causada pelo novo coronavírus. Esse estrangeirismo foi assimilado por meio de
A
adaptação, já que foi acomodado à língua portuguesa.
B
adaptação, pois demonstra a influência da língua inglesa.
C
decalque, porque é uma tradução literal de outro vocábulo.
D
xenismo, uma vez que surgiu de uma necessidade prática.
E
xenismo, visto que manteve sua forma gráfica de origem.
Respostas
Xenismo, visto que manteve sua forma gráfica de origem. (Alternativa E)
O lockdown é um termo que surgiu no Brasil, de forma a não perder a forma a ser escrita em sua língua de origem.
O que mostra o xenismo, visto que apropriação do estrangeirismo em sua forma gráfica de origem, o que é evidenciado pelo termo estar sendo usado hoje no Brasil sem nenhuma alteração gráfica.
Sendo este termo empregado devido ao estado de pandemia global.
Bons estudos!
O estrangeirismo em questão, ampla utilizado no Brasil do termo lockdown, foi assimilado por meio de xenismo, visto que manteve sua forma gráfica de origem. Assim, faz-se correta a LETRA E.
O xenismo trata-se da apropriação de um termo estrangeiro em sua forma gráfica original. Isto é, passa-se a fazer uso de uma palavra (ou expressão) estrangeira, mas mantendo a ortografia da língua original.
Esse foi o caso do termo lockdown, que em português significa confinamento, que passou a ser utilizado no Brasil e em outros países durante a pandemia. O termo foi usado para indicar as medidas restritivas impostas com o isolamento social, visando que o vírus não se espalhasse.
Leia mais:
- https://brainly.com.br/tarefa/34923440
Bons estudos!