O que mudou, do século XVI para o século XXI, nas relações do homem com a natureza? Quais as consequências atuais e as possíveis consequências futuras se mantivermos este ritmo de avanço tecnológico?
Respostas
Resposta:
Mudanças importantes incluem o efeito estufa, a freqüência e a severidade dos eventos ElNiño, a possibilidade de “surpresas” climáticas e a perda de biodiversidade. Mudanças da nossa relação com o ecossistema. Uma mudança desse tipo exige que as sociedades humanas tomem ações fortes para re-alinhar as suas relações no ecossistema global. Funções de florestas, tais como manutenção de biodiversidade, ciclagem de água e o balanço de carbono, são serviços ambientais que, se incorporados no sistema econômico, poderiam redirecionar ações humanas significativamente, sobretudo na Amazônia.
O avanço tecnológico é muito importante de existir dado que o desenvolvimento da sociedade é embasada fortemente nesse processo, todavia, é preciso observar as consequências negativas desse processo também. A escassez dos recursos naturais faz observarmos a importância da preservação ambiental o que nos obriga a adotar políticas verdes de fabricação e descarte dos produtos fazendo com que haja uma diminuição no processo de degradação natural