O Canal do Panamá é uma via artificial marítima situada no Panamá, na América Central. A obra inaugurada em 1914, possui hoje 82 km de comprimento, e sua largura varia. No Estreito de Culebra o canal tem 90 metros de largura, já no Lago de Gatún o caminho se alarga para 350 metros. O Canal do Panamá foi construído em 1914 pelos Estados Unidos, que controlaram sua administração por quase um século e só devolveram a soberania da área aos panamenhos em 1999. A atual ampliação do canal visa permitir o tráfego de navios de maior porte, atualmente utilizados com mais frequência, em decorrência do aumento do volume do comércio internacional nas últimas décadas. Mais de 100 rotas de transporte marítimo passam pelo Canal do Panamá, sendo uma das principais, aquela que liga o Extremo Oriente à costa leste dos Estados Unidos.
Com base em seus conhecimentos, no mapa e no texto, indique a alternativa correta:
a) As rotas mais beneficiadas com a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a África Ocidental à costa leste dos EUA.
b) A ampliação do Canal do Panamá não deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os navios de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje.
c) O Canal do Panamá reduziu sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas rotas marítimas entre as costas leste e oeste dos EUA.
d) O Canal do Panamá apresenta importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca relevância econômica referente às rotas comerciais marítimas.
Respostas
respondido por:
0
Explicação:
A construção do Canal do Panamá foi uma obra de extrema importância, pois a construção desta passagem interoceânica de grande porte, aceleraria o comércio entre Oeste e Leste dos Estados Unidos, e entre a Europa e o Pacífico (Oceania e Japão). ... O assoreamento é um dos principais problemas que assolam o Canal do Panamá
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás