Como são as etapas de metabolização do álcool etílico? Quando se produz uma bebida alcoólica caseira, ocorrem as mesmas etapas?
Mencione um exemplo de metabolização no meio ambiente que o rodeia.
Como pode influenciar a humidade no crescimento e metabolismo dos microrganismos em nosso corpo? Explique.
Quais são as etapas do metabolismo dos micro-organismos na produção de iogurte caseiro? Explique.
Respostas
Resposta:
Da ingestão até ser eliminado, o álcool passa por diversas fases de metabolização dentro do nosso organismo.
O etanol é uma molécula pequena, com absorção relativamente lenta pelo estômago e absorção mais rápida pelo intestino. Por ser solúvel em água, ele acessa rapidamente a corrente sanguínea – de onde é livremente distribuído para a maioria dos órgãos e sistemas.
O coração, o cérebro e os músculos estão sujeitos às mesmas concentrações de álcool do sangue. A exceção é o fígado, que fica sujeito a concentrações maiores, já que recebe o etanol absorvido do estômago e do intestino. O fígado é um órgão particularmente susceptível aos danos provocados pelo álcool, pois ele é o principal sítio de metabolização desta substância no organismo.
Mais de 90% do álcool absorvido é eliminado pelo fígado; 2 a 5% é excretado sem modificações na urina, suor e respiração. O primeiro passo no metabolismo do álcool é a oxidação do acetaldeído pela enzima denominada álcool desidrogenase (ADH).
Explicação: