• Matéria: Biologia
  • Autor: mylifebelike
  • Perguntado 5 anos atrás

O tecido epitelial é um conjunto de células justapostas, dispostas lado a lado e unidas por junções celulares devido ao escasso material intercelular. Tem a função de proteção, absorção, secreção, transporte, recepção sensorial e entre as suas características incluem a presença de células de variadas formas, apresentando polaridade, bem como a sua capacidade de renovação.



TEVES, D.C; SIMÕES, M.J; REGINATO, R.D. Tecido epitelial. In: GLEREAN, A. SIMÕES, M.J. Fundamentos de Histologia para Estudantes da Área de Saúde. São Paulo: Santos, 2013. Disponível em: Acesso em: 16 mar. 2020.



Há dois tipos de tecidos epiteliais, o de revestimento e o glandular e ambos estão presentes em órgãos dos mais variados sistemas.

Sobre as características dos tecidos epiteliais de revestimento e glandular pode-se afirmar que

Escolha uma:
a.
no epitélio pseudoestratificado ciliado todas as células estão em contato com a membrana basal, estando presentes nos ductos da glândula parótida.

b.
o epitélio cilíndrico ou colunar possui células com núcleos alongados, paralelos à membrana basal, podendo ser queratinizados ou não-queratinizados.

c.
no epitélio de transição todas as células tocam a membrana basal, mas ao microscópio apresentam aspecto estratificado, estando presente na bexiga.

d.
as glândulas salivares submandibular e sublingual são glândulas exócrinas que, quanto à característica do produto liberado, podem ser classificadas em mucosas.

e.
as glândulas sudoríparas e as glândulas mamárias podem ser classificadas como holócrinas, já que há perda de parte do seu conteúdo com a secreção liberada.

Respostas

respondido por: vgb1991
6

Resposta:

letra C

espero ter ajudado

respondido por: stuartfr
5

Resposta:

no epitélio de transição todas as células tocam a membrana basal, mas ao microscópio apresentam aspecto estratificado, estando presente na bexiga. Correto

corrigido AVA

Perguntas similares