Sabendo que em cobaias o gene B, para pelagem preta é dominante em relação ao seu alelo b, para a pelagem branca, e que o gene L, para a pelagem crespa, é dominante em relação ao seu alelo ℓ, para a pelagem lisa, determine a probabilidade de nascerem cobaias pretas e crespas do cruzamento entre fêmea de pelo preto e crespo (duplamente heterozigota), com um macho de pelo preto e liso, heterozigoto para característica da cor.
a) 1/16.
b) 1/8.
c) 3/16.
d) 3/4.
e) 3/8.
Respostas
Para responder à essa pergunta, vamos em primeiro lugar anotar os pontos importantes que a questão nos diz.
- E que pontos importantes são esses ?
Ela nos disse que em cobaias o gene B condiciona a pelagem preta, e é dominante sobre o alelo recessivo b, que condiciona a pelagem branca.
- E o que isso significa ?
Significa que a pelagem preta pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- O heterozigoto (representado por Bb)
- O homozigoto dominante (representada por BB)
- E uma cobaia de cor branca ?
Seria dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por bb)
Também nos disse que o gene L que condiciona o pelo crespo, é dominante sobre o alelo recessivo l, que condiciona a pelagem lisa.
- O que podemos concluir ?
Que a pelagem crespa, pode ser dada por 2 genótipos, que seriam :
- O heterozigoto (representado por Ll)
- O homozigoto dominante (representado por LL)
- E uma cobaia com pelo liso ?
Seria dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por ll).
Esse era o primeiro passo, definir os genótipos e os fenótipos.
- O que fazer agora ?
Vamos encontrar o que a questão nos pede, ela nos diz que houve um cruzamento entre um coelho fêmea de pelo preto e crespo (duplamente heterozigota), com um macho de pelo preto e liso (heterozigoto para a cor), e quer saber a probabilidade de nascerem cobaias pretas e crespas.
- Qual o segundo passo para resolvermos ?
Vamos anotar os genótipos dos coelhos, ele nos diz que a fêmea é duplo heterozigota e o macho possui pelo preto e liso, sendo heterozigoto para a cor, ou seja:
Coelho macho preto e liso : Bbll
Coelho fêmea preta e crespa : BbLl
- Agora que anotamos os genótipos, entramos na parte final da questão.
O último passo, é fazermos o cruzamento entre esses 2 coelhos e encontrar a possibilidade de nascer coelhos pretos e com pelo crespo, existem duas maneiras de fazer isso, a primeira é fazendo um quadro de punnett, só que demora muito, então vamos fazer pelo método que economiza mais tempo.
- E que método é esse ?
Vamos fazer o cruzamento das duas características dos 2 coelhos.
- Como assim ?
Vamos cruzar o gene B (característica da cor do pelo), do coelho macho, com o gene B da coelho fêmea, e depois vamos cruzar o gene L (tipo de pelo) do coelho macho com o gene L da coelho fêmea. Esse método é chamado de separação de gametas.
- Cruzando o gene B dos coelhos, sendo ambos heterozigotos :
B b
B BB Bb
b Bb bb
Desse cruzamento, nós percebemos que 3 coelhos de 4 (3/4 = 75%), possuem cor preta (representados pelos genótipos BB, Bb e Bb), e 1/4 (25%), possui cor branca (representado pelo genótipo bb), então nós acabamos de encontrar a primeira possibilidade, que é a de possuir pelo preto, ou seja, 3/4 ou 75%.
- Cruzando o gene L da fêmea sendo heterozigota e o macho homozigoto recessivo :
L l
L LL Ll
l ll ll
Nós encontramos que a partir do cruzamento, 1/2 (50%) dos coelhos possuem pelo crespo (representado pelos 2 genótipos heterozigotos Ll), e 1/2 (50%) possuem pelo liso (representados pelos 2 genótipos homozigotos recessivos ll), e já descobrimos a segunda probabilidade, que é a de ter pelo crespo, ou seja, 1/2 ou 50%
- Conclusão da questão encontrando a possibilidade total :
1/2 (probabilidade de ter pelo crespo) x 3/4 (probabilidade de possuir cor preta) = 3/8 ou 37,5%. Portanto, a alternativa correta é a letra E
Se quiser saber mais sobre probabilidades na genética, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/34890788
https://brainly.com.br/tarefa/34957627
https://brainly.com.br/tarefa/34404888
Bons estudos e espero ter ajudado