me ajudem a fazer um resumo sobre esse texto
SANGUESSUGAS
Você pode pensar que, como os lobisomens e os vampiros, as sanguessugas fariam bonito em um filme de terror. Porém, apesar da fama, nem todas as espécies são sugadoras de sangue. Encontradas em todo o mundo, as sanguessugas têm algo em comum com as minhocas e hábitos que nos fariam lembrar os macacos!
Como as minhocas, as sanguessugas são animais invertebrados que têm o corpo dividido em anéis. Já a sua relação com os macacos tem a ver com algumas espécies de sanguessugas encontradas nos trópicos, que são arborícolas. Isso mesmo! Vivem em árvores. Em geral, as sanguessugas vivem na água doce, mas há também espécies marinhas, e outras que vivem na argila úmida ou na lama. Ou seja, elas podem estar em toda a parte.
Respostas
Uma sanguessuga é um anelídeo da classe ou infraclasse Hirudinea que se alimenta geralmente do sangue de outros animais, embora muitas sanguessugas sejam predadoras carnívoras e não hematófagas. São animais hermafroditas, não possuem cerdas e possuem ventosas para sua fixação.
As sanguessugas vivem em ambientes úmidos ou em água doce. Elas são bastante conhecidas pelo fato de algumas espécies serem parasitas externas (ectoparasitas) temporários de outros animais.
O comprimento das sanguessugas varia muito. Algumas medem apenas poucos milímetros, enquanto outras chegam a quase meio metro — uma espécie gigante encontrada na Amazônia, por exemplo, mede cerca de 45 centímetros. Muitas espécies têm pelo menos um par de olhos na parte da frente do corpo.
Estes anelídeos combatem eficazmente a gangrena, descongestionam os vasos sanguíneos (retiram o excesso de sangue) e restabelecem a pressão e a circulação sanguíneas normais. Comprovadamente, as sanguessugas são eficazes contra problemas inflamatórios como a artrite.
Espero ter ajudado ;-;