Respostas
Resposta:
Gêneros musicais (português brasileiro) ou géneros musicais (português europeu) são categorias que contêm peças musicais que compartilham elementos em comum. Os gêneros definem e classificam músicas em suas qualidades. Entre os diversos elementos que concorrem para a definição dos gêneros, podem-se apontar:
instrumentação (que instrumentos são mais frequentemente usados);
texto (conteúdo sacro, profano, romântico, idílico etc.);
função (prelúdio, encerramento, dança, ritual etc.);
estrutura (linear, segmentada, repetitiva etc.);
contextualização (local de interpretação, contextualização geográfica, contextualização cronológica, contextualização etnográfica etc.).
Alguns, como música indiana, são definidos geograficamente; outros, como música barroca, são definidos cronologicamente. Outros são definidos por requerimentos técnicos. Outros gêneros, por outro lado, são um tanto vagos, e podem ser criados pelos críticos; post-rock, por exemplo, é um termo definido pelo Simon Reynolds. Outros, como a música de videogame, se definem pela mídia utilizada.
Dizer que uma música é do "gênero Romântico" é simples, mas o explicar o porquê de a música ser deste gênero exige uma análise mais profunda, definindo as características do romanticismo nas diversas regiões e nos diferentes autores, línguas, formas musicais e etc...
Atualmente, nas universidades anglo-saxônicas, estudam-se gêneros musicais com base em cinco perguntas a serem respondidas, os cinco "W"s:
Em Inglês - em Português
What - O quê?
Who - Quem?
Where - Onde?
When - Quando?
Why - Por quê?
Num teste apresentado em aula de música, toca-se um trecho curto de uma gravação (uns 6 segundos) de uma obra qualquer. A obra pode ser cantada, ou instrumental e de qualquer época e gênero. Em seguida, os alunos têm de ser capazes de definir o estilo desta, respondendo as perguntas dos cinco "W"s.
Se o trecho musical tocado fosse uma missa, na pergunta "por que?" obviamente a resposta incluiria que:
há canto coral, e
o canto está escrito em Latim.
o texto é litúrgico e se capaz de captar o movimento, pode-se dizê-lo:
parte do Agnus Dei, por exemplo.