1- A entrevista é um gênero textual do campo jornalístico/midiático cuja composição é apresentação, contextualização do entrevistado e do tema, pergunta e resposta. Responda:
a) Releia o primeiro parágrafo. É feita a apresentação do tema ou do entrevistado? O que essa escolha revela sobre o enfoque dado pela Revista IHU nessa entrevista?
b) Na contextualização do entrevistado, qual enfoque é dado à sua biografia?
c) Como o tema é apresentado? No texto, estabelece-se relação com o currículo do entrevistado?
d) Na parte da entrevista, o enfoque encontra-se mais na pergunta ou na resposta? Que papéis são alternados entre entrevistador e entrevistado? Explique.
2- Releia a entrevista, observado a distribuição dos tempos verbais no texto. Responda:
a) Em quais situações do texto os verbos são apresentados no presente do indicativo? Que efeito de sentido é produzido com esse uso?
b) Em quais situações do texto os verbos são apresentados no pretérito perfeito? Que efeito de sentido é produzido com esse uso?
Respostas
Resposta:
A) Do entrevistado. Que eles estão focando na visão do Sérgio Adorno.
B) O entrevistado responde em primeira pessoa quando fala de sua biografia, ou seja, o enfoque é dado a sua própria vida e trajetória, fatos importantes, mudanças, acontecimentos que moldam a sua realidade até a atualidade.
C) Em forma de entrevista. Não entendi o resto.
D) Na resposta, pois a resposta exemplifica os fatos.
Explicação:
1-A) Foi feita a apresentação do tema e do entrevistado, essa escolha revela a posição assumida sobre o tema em discussão.
b)O enfoque que é dado é apenas sobre o trabalho que ele executa no Núcleo de Estudos da Violência.
c) Em forma de entrevista. O texto estabelece relação com o currículo do entrevistado pois o mesmo, é referência em estudos sobre a violência.
d) Na resposta, pois nela o entrevistado esclarece o que foi perguntado.
2- a) O texto apresenta-se predominantemente no presente do indicativo. Isso produz um efeito de atualidade.
B- Na parte da entrevista em que o entrevistado aborda o contexto histórico, o verbo fica no pretérito e isso produz um efeito de retomar ações passadas e relacioná- las com o presente.
já está corrigida.