quais rotas eram usadas da Indonésia até o Brasil
Respostas
Resposta:
Rota marítima do Cabo
Datas e primeiros contatos dos portugueses de 1415-1543 e rotas no Oceano Índico (azul)
As rotas terrestres iniciais viriam a ser substituídas por rotas marítimas, dando um enorme impulso no crescimento do comércio. Durante a Idade Média comerciantes muçulmanos dominaram as rotas marítimas de especiarias no oceano Índico, dominando áreas chave e enviando as especiarias da Índia para ocidente, através do Golfo Pérsico e do mar Vermelho, a partir de onde seguiam por terra para a Europa com enormes custos.
O comércio de especiarias seria um importante fator para o início Era dos Descobrimentos . Face ao custo das rotas convencionais, o proveito dos portugueses em estabelecer uma rota marítima - praticamente isenta de assaltos, apesar dos perigos no mar - mostrava-se recompensador e prometia um grande rendimento à Coroa. Portugal, que vinha avançando nos seus descobrimentos marítimos, iria ligar diretamente as regiões produtoras das especiarias aos seus mercados na Europa. A rota marítima para a Índia contornando África, pelo Cabo da Boa Esperança, foi descoberta em 1497 por Vasco da Gama, e transformou-se em uma nova rota de comércio.
Este comércio - que moveria a economia mundial desde o fim da Idade Média até aos tempos modernos - marcaria a era de domínio europeu no Oriente.
Canais, como a Baía de Bengala, serviram de pontes para trocas culturais e comerciais entre diferentes culturas à medida que diferentes países procuraram ganhar controlo do comércio ao longo das muitas rotas. As rotas portuguesas foram limitadas pelos percursos, portos e nações difíceis de dominar. Mais tarde, os holandeses viriam a se tornar dominantes, conquistando território aos portugueses e fazendo a navegação direta desde o Cabo da Boa Esperança até ao estreito de Sunda, na Indonésia.