Sabemos que a conjunção é um elo entre as orações, servindo para reunir enunciados. Neste segmento retirado do 1º parágrafo, temos dois períodos simples: “Terceiro dia de aula. A professora é um amor”. Identifique a alternativa cuja reescrita, sem prejuízo de sentidos, apresente um único período.
A
Terceiro dia de aula e a professora é um amor.
B
Terceiro dia de aula, mas a professora é um amor.
C
Terceiro dia de aula, porém a professora é um amor.
D
Terceiro dia de aula, portanto a professora é um amor.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
eu fiz essa questão por eliminação
B "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto".
C (a mesma resposta da B)
D "portanto" é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação.
então a única que sobrou é a A
Podemos observar um único período apenas na alternativa A, e é por isso que a reescrita de "Terceiro dia de aula e a professora é um amor." não tem prejuízo de sentidos.
Como é possível entender as conjunções?
As conjunções podem ser compreendidas como termos pertencentes a uma classe gramatical responsável por ligar orações e palavras, sendo que essas necessitam ter o mesmo valor gramatical.
Nos casos em questão, a única conjunção que não interfere no sentido entre as duas orações é a conjunção "e", que se classifica como aditiva. Todas as outras acabam prejudicando o sentido, e por isso estão incorretas.
Veja mais sobre conjunções:
brainly.com.br/tarefa/20622118
#SPJ2