(CONSULPLAN 2018) “[...] o conceito de classes sociais não é definido imediatamente e de forma a-histórica e, depois, encaixado na realidade. Na verdade, ele parte da realidade, do processo histórico de engendramento das classes, seu desenvolvimento e tendência para superação, nas relações sociais reais, concretas, no processo da história da humanidade. Dessa forma, o conceito de classes sociais deve ser entendido como expressão de uma determinada realidade, que é histórica e uma totalidade.”. (Viana, 2012, p. 21-22.). Para Weber a vida em sociedade é caracterizada por situações assimétricas que estabelecem certos conflitos sociais. Já em Marx, as classes sociais, referências centrais em sua obra: A) estabelecem relações de exploração e dominação que vão além de uma leitura puramente econômica. B) inexoravelmente destinadas (todas elas) a produzirem e, por conta disso, exercerem o prota- gonismo político e social.
Respostas
respondido por:
424
Resposta:
a correta e a letra A
Explicação:
CONFIA NA MAE
colador3mil:
tô solteiro confia?
respondido por:
169
A alternativa A está correta.
As relações sociais vão além das econômicas e neste aspecto:
Para Weber a ação social se estabelece em quatro tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social.
Sendo eles:
- A ação racional com relação a um objetivo;
- A Ação racional com relação a um valor;
- A ação afetiva;
- A ação tradicional.
Por fim, a ação social é movida como ações individuais dotadas de sentido por uma ação prévia, ser articulando na sociedade como parte do coletivo.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás