Respostas
Resposta:
Rótulo: a nova moda da sociedade
Padrões de beleza são impostos pela sociedade como um rótulo em que todos devem se encaixar para obter o corpo perfeito e serem considerados belos e saudáveis. Isso não necessariamente tem a ver com a cultura, mas sim, com a necessidade enraizada na mente do ser humano de que deve haver algo para almejarem e de certa forma excluírem os que não pertencem a esse grupo de “pessoas perfeitas” que a sociedade idealiza.
Segundo estudos feitos por especialistas do Massachusetts General Hospital e da Universidade de Harvard, a noção de beleza é ligada a experiências vividas, rostos comumente vistos na mídia ou que marcaram a infância da pessoa, como amigos e amores, mostrando assim, que a beleza não está ligada a cultura, apesar de essa mesma muitas vezes ditar padrões, mas sim a familiaridade e a convivência.
Muitas vezes, os modelos colocados pela mídia transmitem um padrão de saúde que influencia as pessoas a se alimentarem melhor e buscarem alternativas mais saudáveis para se adequarem. O problema começa quando o ideal de perfeição vira uma meta que precisa ser conquistada a qualquer custo. Nesse cenário começam a surgir os exageros. Regimes de abstinência, inúmeras cirurgias plásticas, vício por atividades físicas são só alguns dos sacrifícios comuns a quem quer se encaixar no padrão de estrela de TV e capa de revista.
Portanto, podemos concluir que os padrões impostos pela sociedade, como os de beleza e de “corpo saudável” estão ligados a um discurso que ora justifica a questão estética e ora a preocupação com a saúde, sendo em sua maior parte manifestados através da mídia, experiências vivenciadas e pelo maior male dos dias atuais, o julgamento.
A padronização da beleza corporal é um mito criado acerca da homogeneidade de corpos, faces e tipos de cabelo, desconsiderando completamente as particularidades de cada indivíduo, assim como seus gostos pessoais, uma concepção que tem caído por terra graças aos gradativos movimentos sociais de cunho afirmativo.
Redação: a ilusão da padronização da beleza corporal
Essa temática se torna ainda mais polêmica e incoerente quando se fala em um país tão miscigenado como o Brasil, onde os nativos são claras misturas entre os principais povos formadores, no caso os indígenas, negros e portugueses, além de, possivelmente, outras tantas etnias que chegaram ao país em momentos históricos diversos.
Cada pessoa apresenta singularidades em sua essência, assim, pensar em padronização das belezas é pensar em anular os fatores que tornam as pessoas diferenciadas.
Aprenda mais sobre os padrões de beleza: brainly.com.br/tarefa/38542252
#SPJ2