Escolha 10 tipos de plantas medicinais e indique suas características, utilizações e benefícios.
Respostas
1. Passiflora: famosa por seu poder calmante, a folha do maracujá entra na fórmula de fitoterápicos e é receitada por especialistas no tratamento de ansiedade.
2. Aroeira-do-sertão: Pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar doenças sexualmente transmissíveis e infecções urinárias em mulheres. A aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de: Reumatismo; Sífilis; Úlceras; Azia; entre outros...
3. Valeriana: matéria-prima de fitomedicamentos, essa espécie aumentaria a disponibilidade de certos neurotransmissores, por possuir propriedades sedativas e relaxantes, a valeriana serve como um calmante natural contra a depressão e o estresse, e é indicada para outros inúmeros sintomas, dentre eles: Reações histéricas. Hiperatividade. Cãibras.
4. Boldo-do-chile: O chá feito a partir das folhas do boldo é conhecido por ser ótimo aliado do estômago e do intestino, pois facilita a digestão, sendo assim, é benéfico para a saúde da flora intestinal. Da mesma maneira, ameniza possíveis dores de barriga e facilita a digestão de gorduras. “A boldina, principal componente do vegetal, estimula a secreção da bile, substância produzida pelo fígado que atua na digestão de gorduras”, confirma o biomédico João Ernesto.
5. Carqueja: “assim como o boldo, a carqueja favorece a produção da bile, facilitando a digestão”. Há registros de redução das taxas de açúcar no sangue, além de propriedades antiúlcera e anti-inflamatórias, que auxiliariam no tratamento de artrites. A carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo muito utilizada como planta medicinal, na forma de chás ou infusões.
6. Alecrim: atua no combate à depressão. No cérebro, a planta inibe a degradação dos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar. O alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental
7. Guaco: normalmente utilizada em forma de chá para tratar problemas respiratórios devido ao seu efeito broncodilatador e expectorante. A propriedade medicinal da erva está na cumarina, substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas e auxilia na respiração
8. Espinheira-santa: muito usada em casos de gastrite, dores de estômago, úlcera gástrica e azia, pois os componentes presentes nesta planta têm uma forte ação antioxidante e protetora celular e, além disso, reduzem a acidez gástrica, protegendo assim a mucosa do estômago.
9. Erva-baleeira: apresenta muitas propriedades medicinais, a ação anti-inflamatória é a mais poderosa. É indicada para contusões, dores musculares ou na coluna, artrite, reumatismo, gota e inflamações em geral.
10. Aroeira: contém grande quantidade de antioxidantes em sua composição. Além disso, a aroeira possui propriedade adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica e cicatrizante, podendo ser utilizada para auxiliar no tratamento de diversas doenças
Fonte: esqueci de pegar os sites, mas peguei da internet :)
Ps: A maioria deles (para não dizer todos), podem ser tomados na forma de chá.