b) O líder indígena Yanomami, Davi Kopenawa, denuncia a ocupação das terras indígenas pelos go- vernos militares. Quais foram os danos provocados a esses povos? c) Pesquise na internet ou com seu professor: quais outros grupos indígenas foram perseguidos durante a Ditadura civil-militar no Brasil?
Respostas
Resposta:
B)
A demarcação de terras indígenas contribui para a política de ordenamento fundiário do Governo Federal e dos Entes Federados, seja em razão da redução de conflitos pela terra, seja em razão de que os Estados e Municípios passam a ter melhores condições de cumprir com suas atribuições constitucionais de atendimento digno a seus cidadãos, com atenção para às especificidades dos povos indígenas.
Quando invadidas, na maioria das vezes ocorre uma desculturação muito forte, além de danificar o meio ambiente. Indo mais além, o que não falta são casos de estupros, racismo e violência dentro das aldeias.
C)
Em 1967, o governo militar criou a Fundação Nacional do Índio (Funai), como resposta ao escândalo de corrupção, esbulho de terra e renda, além de denúncias de violações de direitos humanos, envolvendo políticos, empresas e a participação de funcionários do Serviço de Proteção ao Índio. A questão indígena em 1976, por exemplo, era caso a ser tratado diretamente na Presidência da República, momento em que o cacique Ajuricaba e o povo Waimiri-Atroari lutava contra a construção da BR-174 e os projetos do governo em suas terras na Amazônia.A abertura da rodovia Transamazônica BR-230, planejada para cortar o Brasil transversalmente, da fronteira com o Peru até João Pessoa na Paraíba, afetou de maneira trágica 29 grupos indígenas, dentre eles, 11 etnias que viviam completamente isoladas. A política indigenista integracionista via na conversão do índio em trabalhador um processo considerado “civilizatório” nos termos do regime.
Explicação:
Entre os danos provocados aos Yanomami pela ocupação de suas terras, podemos listar: tiros de fuzil, bombas de gás e ameaças.
Recentemente, avançou no Congresso um projeto de lei que autoriza a exploração de uma área do tamanho da Bélgica. As aldeias indígenas do povo Yanomami, localizadas no coração da Amazônia, estão sob ataque do garimpo e de mineradoras.
Na Ditadura militar, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, os indígenas Waimiri Atroari quase foram dizimados. Em um contexto de realização de grandes obras na Amazônia (a construção da hidrelétrica de Balbina e das rodovias BR-174 e Manaus-Boa Vista), ocorreu um verdadeiro genocídio da população indígena local. Bombardeios e chacinas a tiros foram algumas das ações que comprometeram a saúde e a integridade física desses povos.
Além disso, ocorreu também o extermínio cultural, um crime caracterizado pela eliminação total ou parcial da identidade étnica e cultural dos indígenas, através da destruição de locais considerados sagrados para cada grupo.
Veja outra questão sobre os povos Yanomami clicando no link a seguir:
https://brainly.com.br/tarefa/34968212