Respostas
Resposta:
Verifique as configurações de privacidade nas redes sociais e atualize-as sempre que necessário. Não deixe dados pessoais acessíveis a desconhecidos.
Utilize sites seguros sempre que possível, por exemplo, aqueles que possuem https (navegação criptografada), porque as informações enviadas para esses sites é mais segura.
Se não tiver tempo de ler todos os termos e condições quando realizar o registro em um site novo, recorra a ferramentas tais como EULAlyzer. Esse tipo de programa analisa as licenças.
Todos são responsáveis por denunciar conteúdos impróprios encontrados na web. Faça a sua parte!
Lembre-se que as relações estabelecidas na internet merecem os mesmos cuidados tomados no contato pessoal. Portanto, não revele a estranhos informações pessoais, nem deixe seus dados salvos em alguma conversa ou e-mail. Você pode perder este dispositivo, ou ter algum tipo de desentendimento com o a pessoa que você enviou tais informações.
Se tiver algo de intimo ou sigiloso para dizer a alguém e queira guardar segredo, fale pessoalmente, ou faça uma chamada. Sistemas de mensagem de texto, vídeo e áudio podem ser facilmente copiados ou compartilhados.
É fundamental pensar antes de publicar algum conteúdo. Controle o que e pra quem você publica. Em algumas redes sociais você pode escolher o que quer tornar público e o que somente seus amigos podem ver.
Evite dar endereços de lugares onde frequenta, mora ou estuda. Muito cuidado também com o Check-in.
Evite fazer videochamadas com estranhos. Sua imagem pode ser manipulada e você ser ameaçado de ter essa foto montada em situações humilhantes e divulgada entre amigos e familiares.
Não se deixe fotografar em cenas comprometedoras, nem mesmo envie qualquer foto sua a uma terceira pessoa. Por mais que confie em quem está recebendo o material, o conteúdo pode cair em mãos erradas.
Opte por gravar conversas quando se sentir ameaçado. Bloqueie o contato dos agressores no celular, chat, e-mail e rede de relacionamento.
Utilize senhas fortes, mesclando números, letras e outros caracteres. Não compartilhe suas senhas com ninguém. Não repita suas senhas e, caso precise armazená-las, que seja em local protegido. Serviços oferecem ‘tokens’ no celular para dificultar roubo de senhas.
Coloque uma senha em sua rede wi-fi e troque a senha padrão do roteador.
Instale um antivírus em seu computador e o mantenha devidamente atualizado. Habitue-se ainda a manter as mais recentes atualizações disponíveis do fabricante do sistema operacional.
Bloqueie suas telas sempre que se ausentar do computador e acostume-se a fechar sua sessão ao utilizar computadores públicos, ou então, use o modo anônimo do seu navegador preferido.
Faça operações que envolvam senha apenas em dispositivos pessoais.
Aprenda a deletar ou bloquear as informações do smartphone de forma remota, em caso de roubo, você pode manter seus dados seguros.