HISTÒRIA
Elabore um pequeno texto contendo os termos e conceitos que, em sua opiniao, sintetizam o conteudo das seçoes estudadas neste capitulo.
Tópicos:
>>A crise economica portuguesa do século XVII
>>Os bandeirantes e a descoberta de ouro na colonia
>>A exploraçao do ouro e diamantes em Minas gerais
>>Os impostos sobre a mineraçao
SEM GRACINHA...sem chutar, sem brincadeiras...QUERO RESPOSTA CORRETA E BEM ELABORADA... GRATA BOA NOITE
Respostas
As respostas em imagens estão em ordem de acordo com cada pergunta.
Qualquer dúvida sobre as respostas pergunte.
Espero ter ajudado.
“a crise econômica portuguesa do século vale”
A história econômica de Portugal abrange o desenvolvimento da economia ao longo da história portuguesa. Suas raízes estendem-se até o período de ocupações romana, durante o qual as províncias da Lusitânia e Galécia ( atualmente Galiza e extremo norte de Portugal) atuavam na próspera economia da Hispânia como produtores e exportadores do império romano. Isto continuou sob os visigodos e depois, do domínio dos mouros do AL-andalus, até a criação do reino de Portugal, em 1139.
“Os bandeirantes e a descoberta de ouros na colônia”
As expedições denominadas entradas e bandeiras tiveram como objetivo a captura de índios para o trabalho escravo e a procura por metais preciosos, como ouro, prata e diamante. Logo após a crise do açúcar, iniciada em meados do século XVI, tanto a Coroa portuguesa como particulares organizaram expedições para explorar outros tipos de riqueza no interior da colônia.
A descoberta de metais preciosos nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso iniciou o povoamento delas e as disputas pelas minas, provocando conflitos armados e a imediata intervenção portuguesa para organizar o fluxo de pessoas no local, mas também obter lucros com a mineração.
“A exploração do ouro e diamantes em Minas Gerais”
A história da mineração no Brasil como atividade socioeconômica começa no século XVII, com as expedições chamadas entradas e bandeiras que vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre) e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas). Já no início do século XVIII (entre 1709 e 1720) estas foram achadas no interior da Capitania de São Paulo (Planalto Central e Montanhas Alterosas), nas áreas que depois foram desmembradas como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
“Os impostos sobre a mineração”
Ocorrida a descoberta de metais preciosos, as instituições metropolitanas adotaram várias medidas voltadas ao controle e à cobrança de impostos sobre a atividade aurífera.
Espero ter ajudado gata