Com a independência das antigas colônias na América Latina no século XIX algumas demarcações territoriais e precisas entre os países geraram tensões fronteiriças Observe o mapa da figura 15 na página 240 e aponte em que condições foi resolvido o impasse entre o Brasil e Bolívia
Respostas
Resposta:
No final do século XIX e início do século XX, havia um impasse entre Brasil e Bolívia em relação ao território que corresponde ao atual estado do Acre, que pertencia à Bolívia. Seringueiros brasileiros haviam penetrado em território boliviano e posteriormente passaram a reivindicar sua anexação ao Brasil.
Esse impasse foi resolvido em 1903: a Bolívia vendeu o território correspondente ao Acre para o Brasil mediante a assinatura do Tratado de Petrópolis. Além do pagamento em dinheiro, o Brasil, em troca, comprometeu-se a construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para que a Bolívia tivesse acesso aos rios amazônicos e pudesse transportar por eles o látex destinado à exportação.
A disputa fronteiriça entre Brasil e Bolívia era pela região onde atualmente fica o Estado do Acre, que seria resolvida apenas em 1904, com a assinatura do Tratado de Petrópolis.
O Acre era oficialmente boliviano, mas havia uma enorme população brasileira e muitos interesses econômicos na região. Por isso, cresceram as tensões naquele lugar com o medo de uma guerra pela posse do Acre.
O Tratado de Petrópolis (1904) deu o território ao Brasil mediante o pagamento de uma indenização por parte do governo brasileiro - ou seja, o Brasil "comprou" o Acre.
Saiba mais sobre essa história: https://brainly.com.br/tarefa/278663