A internet desempenha um papel de grande relevância na dinâmica de fluxos das redes geográficas. Através desta tecnologia é possível obter informações instantâneas de diversas partes do mundo, comprar mercadorias através de sites, efetuar pagamentos de contas e fazer até vídeo chamadas com qualquer parte do mundo. A internet quase que materializao conceito de Aldeia Global apresentado por Herbert MarshalMcLuhan. (Por Wellinton Ribeiro, professor de Geografia)A expressão “quase que materializa” utilizada no enunciado pode ser justificado pelo fato de que: *
A) o mundo unificado pelas redes de comunicação, em especial a internet, ainda não é realidade porque o acesso a ela é restringido a condição socioeconômica.
B) as pessoas não tem interesse em acessar a rede mundial de computadores, apesar dos baixos custos ofertados e a disponibilidade universal do recurso.
C) a internet aliena o usuário e não traz qualquer benefício.
D) o uso das redes sociais é proibido para pessoas maiores de 50 anos, pois estas não conseguem discernir os malefícios que a rede mundial de computadores pode trazer.
E) a internet só funciona em computadores, o que não facilita o acesso para as pessoas que tem apenas o celular.
Respostas
Letra: certamente a internet desempenha um papel de imensa relevância na dinâmica de fluxos das redes geográficas, de modo que a expressão “quase que materializa” justifica-se pelo fato de que o mundo unificado pelas redes de comunicação, em especial a internet, ainda não é realidade para todos.
A condição socioeconômica ainda é um fator que limita a grande aldeia global, por assim dizer, visto que regiões com bolsões de pobreza e miséria mal possuem sistemas de saneamento básico, quem dirá internet. Ou seja: os mais pobres e em condições de grande pobreza ou miséria ainda não têm acesso à internet, no Brasil e no mundo.
A internet é uma das mais poderosas ferramentas de globalização.
Resposta: A) o mundo unificado pelas redes de comunicação, em especial a internet, ainda não é realidade porque o acesso a ela é restringido a condição socioeconômica.