Mesmo com o território reduzido, o Japão é uma das maiores economias mundiais, como isso se explica?
Respostas
Resposta:
Olá! A economia do Japão avançou grandiosamente logo depois da Segunda Guerra Mundial. Ao sair da guerra derrotado, o país recebeu ajuda financeira vinda dos norte-americanos para se reerguer.
Na década de 1970, o Japão fez investimentos no desenvolvimento industrial e tecnológico e tornou-se, nessa mesma época, uma grande potência econômica no mundo.
Durante as décadas de 1980 e 1990, a economia do Japão assumiu um posto de extrema relevância, o suficiente para fazer o país ocupar o segundo lugar como o mais rico do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
O país passou a ser referência na produção de exportação de automóveis, artigos eletrônicos e objetos de informática. Atualmente, a economia do Japão é baseada na metalurgia, siderurgia, produção naval, notáveis empresas multimarcas, sólido sistema bancário, entre outros fatores.
Existe um alto índice de exportação no país, principalmente dos produtos industrializados. No entanto, as grandes importações de matérias-primas e mercadorias agrícolas são necessárias, pois o território japonês é pequeno, fazendo com que a agricultura seja escassa. As reservas de recursos minerais são poucas.