• Matéria: História
  • Autor: milensantosmar4130
  • Perguntado 5 anos atrás

A bandeira imperial, mostrada abaixo, bem representa a arquitetura política que se constrói em torno da Coroa e que se consolida no Segundo Reinado. Os ramos de café e tabaco, circundando a Coroa, querem representar as bases de sua sustentação, ao passo que a Coroa simboliza a articulação daqueles interesses que a sustentam. Podemos afirmar que, a partir da Maioridade, a sustentação da Coroa e o seu poder de articulação e representação de interesses foram garantidos por um(a) Origem: Unirio - RJ a) pacto anticentralismo que, inspirado no modelo parlamentar inglês, reforçava o poder dos presidentes de províncias e das assembleias provinciais. b) pacto entre liberais e conservadores que, ao limitar o poder da Coroa, abria espaços para uma livre atuação das elites no nível local. c) pacto das elites em torno da manutenção dos interesses escravistas que a Coroa deveria garantir. d) articulação dos conservadores com a Coroa, que previa uma completa exclusão dos liberais do cenário político. e) reforma constitucional que, ao limitar o Poder Moderador, garantia os espaços de atuação de liberais e conservadores.

Respostas

respondido por: justforthebois123
4

Resposta:

c) pacto das elites em torno da manutenção dos interesses escravistas que a Coroa deveria garantir.

Explicação:

(geekie)

Até a fundação do Partido Republicano, em fins do século XIX, o Segundo Reinado se assentava sobre dois pilares partidários: o Conservador e o Liberal. Ambos de origens aristocráticas e agrárias defendendo, portanto, a mesma visão de mundo elitista. Dizer, no entanto, que não tinham diferenças ideológicas não quer dizer que não apresentassem divergências. Essas se apresentavam nos planos regionais, setoriais e administrativos, justificando as disputas pelo poder, e no revezamento que marcou a “gangorra ministerial” do Império.

Anexos:
respondido por: martinkoliveira
4

A sustentação da Coroa e seu poder de articulação e representação de interesses foram garantidos pelo que está posto na letra C) pacto das elites em torno da manutenção dos interesses escravistas que a Coroa deveria garantir.

No Império Brasileiro, mais especificamente no Segundo Reinado, que durou dos anos 1840 a 1889, houve no país uma grande disputa de poder entre liberais e conservadores.  Dois partidos eram os principais do período, sendo o Partido Conservador formado por regressistas e o Partido Liberal formado pelos progressistas.

A maior diferença entre eles é que os conservadores priorizavam um governo imperial forte e centralizado, que detivesse o poder, enquanto que os liberais desejavam uma descentralização, fazendo com que as províncias se tornassem mais fortes. No entanto, as duas ideologias combinavam entre si, e não eram assim tão diferentes.

Mesmo que se dividisse, a elite do país possuía interesses em comum, sendo o principal deles a manutenção da estrutura social vigente, onde o escravismo deveria continuar.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/10428195

Anexos:
Perguntas similares