Hoje, um real não é o mesmo que amanhã, esse é o valor do dinheiro no tempo. Risco e retorno estão esperando um real arriscado para ganhar mais de um real. O valor temporal do dinheiro, o risco e o retorno são dois conceitos fundamentais em finanças pessoais e empresarial. Felizmente, cada um se resume a uma afirmação bastante simples. Assim, risco e retorno dizem que, se você arriscar um real, espera ganhos de mais do que apenas seu real de volta. Para cada unidade de risco que você assume, você espera um retorno um pouco maior.
Desta forma, o valor do dinheiro no tempo significa que seu real hoje vale mais que seu real amanhã por causa da inflação (do lado que é lamentável para você) e dos juros compostos (do lado que você pode fazer funcionar para você).
A inflação aumenta os preços ao longo do tempo, o que significa que cada dólar que você possui hoje comprará mais no presente do que no futuro. É por isso que investir é tão importante.
Outra questão importante no entendimento do valor do dinheiro no tempo é o custo de oportunidade. Para cada escolha feita, há escolhas sacrificadas. A decisão de ir para a faculdade é um exemplo simples de custo de oportunidade.
Escolher participar significa que você está perdendo quatro anos de salário que teria ganho em um emprego e quatro anos de experiência profissional (pagamento futuro). Obviamente, você espera que, ao optar por ir à escola, ganhe mais dinheiro ao longo da vida do que se não comparecer. Portanto, é uma aposta, mas calculada que, com sorte, terá um retorno mais significativo do que se você tivesse escolhido não ir para a faculdade. Diante disso, temos a seguinte situação. Você pretende se aposentar daqui exatos 20 anos. Seu objetivo é criar um fundo de investimentos que lhe permita receber R$ 120.000,00 ao fim de cada ano, pelos 30 anos entre sua aposentadoria e sua morte (um médio previu que você morrerá exatamente 30 anos depois de se aposentar). Você sabe que pode obter 11% ao ano durante esse período de aposentadoria de 30 anos.
A partir do texto acima e considerando a importância do entendimento do valor do dinheiro no tempo, faça o que se pede nos comandos a seguir:
Avalie qual o valor do fundo de investimento que você precisará ter ao se aposentar, daqui a 20 anos, para proporcionar uma anuidade (saques) de aposentadoria de R$ 120.000,00 por 30 anos. (30%)
Determine quanto você precisaria pagar (depositar) hoje, como quantia única, para estabelecer o fundo de investimento calculado no item a, se só puder obter 9% ao ano durante os 20 anos anteriores à aposentadoria? (30%)
Quanto você teria que depositar anualmente durante o prazo de acumulação (20 anos), se a anuidade de aposentadoria fosse uma perpetuidade (ou seja, você viveria mais tempo, além dos 30 anos após a aposentadora) e todos as demais condições fossem as mesmas descritas anteriormente (11% ao ano aplicação)? (40%)
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
akoanesnsnakiabeow9wb3ke8sben3kairb
Explicação:
amisbdmeoavla9sbei3beidbeke8dbrke9sbenenjejejejekejekejejswkw
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás