• Matéria: História
  • Autor: dudavittdefarias
  • Perguntado 5 anos atrás

A política de impostos da Coroa portuguesa para as regiões mineradoras foi alterada diversas vezes. O texto aborda as principais mudanças ocorridas durante o período.



Entre 1700 e 1713, foi cobrado o quinto, antiga instituição portuguesa que correspondia à arrecadação do direito real de 20% sobre o ouro encontrado. A partir de 1714, a população reivindicou a estipulação de uma taxa fixa e a Coroa aboliu o quinto. Em 1719, essa nova cobrança foi extinta, mas o quinto foi restabelecido somente em 1725. Posteriormente, na década de 1730 foi instituída a cobrança da capitação, que consistia no pagamento de 4 ¾ de oitava de ouro ou cerca de 17 gramas de ouro em pó, por cada escravo residente na região das minas.

CAMARGO, Angélica Ricci. Intendências do ouro. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2020.



Tendo como base o contexto do Brasil Colonial e as informações do texto, a análise sobre a política de impostos da Coroa portuguesa no decorrer do século XVIII permite concluir que a


(A)
elaboração de diferentes sistemas de tributação buscava atender todas as necessidades sociais da Região das Minas Gerais.


(B)
cobrança de impostos por meio de diferentes sistemas não alterava a quantidade de ouro recolhida como impostos para a Coroa portuguesa.


(C)
cobrança do imposto pela quantidade de escravizados intensificou o descontentamento donos das datas e dos mineiros.


(D)
elaboração dos sistemas de tributação era realizada por meio dos interesses apenas dos proprietários das minas.

Respostas

respondido por: mariaeduardaestudos0
6

Resposta:

d  

Explicação:

eu acho

respondido por: chef3
3

Resposta: D

Explicação:

Confia na mãe

Perguntas similares