ALGUÉM QUE FOR BOM COM PORTUGUÊS PODE ME AJUDAR ?
Leia o trecho de uma crônica e observe o modo no qual os verbos foram empregados.
PAISAGENS
Se eu pudesse levar comigo uma paisagem, se pudesse congelá-la e guarda-la, se pudesse te-la eternamente, e revê-la sempre que quisesse, quando fosse para uma ilha deserta ou para outro mundo, não levaria uma - mas duas. Copacabana de manha e Ipanema a tarde
Copacabana de manha
Não a qualquer hora da manhã, mas as oito em ponto. Não em qualquer lugar, e sim na Avenida Atlântica, no Posto Seis, Mas pode ser em qualquer época do ano, não importa.
As amendoeiras junto à areia, os barcos de pesca, as redes. No mar, de poucas ondas, uns barquinhos,
balançando. Além da ponta do Marimbás, as flores de espuma que se abrem em alto mar, quando a água rodeia as pedras submersas Mais alem, horizonte afora, as cadeias de montanhas, intermináveis, imutáveis, com suas cores em degrade, contendo todos os verdes, todos os cinzas, todos os azuis.
Na areia, onde o sol acaba de chegar a alvura dos grãos em combinação perfeita com a calçada de pedras portuguesas retrato em preto e branco cujas ondas passeiam pelo mundo inteiro. E a esquerda, a curva majestosa
bordejada de prédios - não faz mal – terminando na pedra do Leme, com o volume do Pão de Açúcar por trás. Uma
curva feminina, sensual, preguiçosa. Copacabana é uma mulher madura. Ipanema, não Ipanema é uma menina É a outra paisagem que eu levaria comigo
Ipanema à tarde
As quatro da tarde, antes do pôr do sol. E sendo outono. Ou um invemo com jeito de outono, como agora.
Com muita, muita luz Mas não num dia qualquer, e sim num daqueles em que o vento sudoeste está começando a entrar, fazendo erguerem-se as cristas das ondas, como borrifos de monstros marinhos. Banhando a paisagem, a luz da tarde, um pouco obliqua, só que muito alva, de arder a vista. Luz que faz refletir a areia, à essa hora uma enorme massa fria,
pontilhada de banhistas tardios. Solitários. Porque as quatro da tarde de um dia assim, quem está por ali, na areia ou no mar, caminhando ou contemplando, é necessariamente um ser sozinho. Na calcada, não. Na calçada à essa hora a vida fervilha. Há em quase tudo cor - nos coqueiros, nos quiosques, nas latas de lixo - e as pessoas caminham em frenesi, parecendo ter apenas um destino, um ponto de referência: as montanhas ao fundo
Outro dia, num único dia, pude admirar essas duas paisagens. Copacabana de manha, Ipanema a tarde. Num dia só, apenas um, lá estavam - as duas. Paisagens para se guardar na retina e na memória, para se rever em
pensamento sempre, nos momentos de contemplação interior. É quase impossivel ser triste numa cidade assim
2) O que determina a ideia de condição presente no primeiro parágrafo desse texto?
3) Que tipo de narrador está presente no texto? Comprove sua resposta com um fragmento
4 De acordo com a leitura, o texto é predominantemente ( )narrativo, ( )descritivo, ( ) dissertativo.
5) Comprove sua resposta anterior com um trecho do texto
loveAdriellivictoria:
Desculpa mas qual é a dificuldade de ler o texto e respondersó vó ajudar por causa do ponto mentira pera que em 2050 eu mando a resposta o texto grande
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
2)Os verbos no pretérito imperfeito do modo subjuntivo
3) Narrador personagem, "se eu pudesse"
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