• Matéria: ENEM
  • Autor: marcosoliveira0086
  • Perguntado 5 anos atrás

Alguém pode me ajudar.

Uma linguagem (e uma estrutura) que envolva comunicar-se com polidez, precisão e clareza é exigência para que a comunicação interna e externa possa ocorrer sem distorções da informação ou perda de agilidade e contribuir à projeção de boa imagem corporativa. Dito isso, LEIA com atenção os trechos a seguir.

TEXTO I
Prezados Senhores,
Vimos por meio desta solicitar maiores informações em relação à conduta profissional e moral do Sr. Fontoura Xavier, candidato a gerente em nossa empresa. Por ter trabalhado nessa tradicional organização durante vários anos, o referido candidato nos forneceu sua empresa como referência. Por esse motivo, agradeceríamos que nos fossem fornecidos dados quanto ao seu desempenho no trabalho, caráter e confiança. Sem mais para o momento, aguardamos toda informação que julguem por bem enviar-nos e despedimo-nos respeitosamente.
Agradecendo pela atenção, recebam nossos votos de elevada estima e consideração.
Urbano Feitosa


TEXTO II
Senhores,
Seu ex-funcionário, Sr. Fontoura Xavier, indicou-nos sua empresa como referência pro?ssional. Por esse motivo, solicito a gentileza de nos enviar informações relativas à sua idoneidade moral e pro?ssional assim que possível.
Grato pela atenção.
Urbano Feitosa
Gestão de Recursos Humanos
(99)9999-9999


As mensagens acima tratam do mesmo assunto: referência profissional. Porém, apenas uma delas traz linguagem (e estrutura) que envolve comunicar-se com polidez, precisão e clareza.

Diante disso, pode-se afirmar que, no texto:

a) II, “Grato pela atenção” é uma expressão extremamente formal e antiquada;

b) II, despede-se com o mesmo nível de linguagem ou formalidade adotado no início;

c) II, a vírgula depois de “Senhores”, deve ser substituída por um ponto final;

d) I, algumas palavras têm uso diferente daquele que realmente possuem.

Respostas

respondido por: claragonzaga61
0

Resposta: Eu acho que é a letra B.

Perguntas similares