• Matéria: História
  • Autor: Gustavoliranco
  • Perguntado 5 anos atrás

“Como rei, cada um dos sires (senhores) sente-se encarregado de manter em nome de Deus a paz e a justiça, e toda a rede de direitos que lhe permite cumprir esse ofício convergem para o seu castelo. a torre, antigamente símbolo da cidade soberana, da majestade real (...) aparece agora como um símbolo de um poder pessoal.”
sobre as relações e as atribuições sociais no século XI, o período de plenitude do feudalismo no ocidente europeu, é correto afirmar: *

a) os senhores encarnavam o poder de governo, impondo a sua força armada e controlando administração da justiça e a cobrança de impostos.

b) Submetidos ao regime de escravidão, os servos eram impedidos de ter acesso às terras comunais.

c) A nobreza, sem função definida, passou por acelerado processo de desestruturação, o que levou à sua substituição pelo clero na sociedade feudal.

d) A reação contra o pagamento dos impostos senhoriais gerou grande contingente de camponeses desenraizados, que se organizavam em bandos armados a serviço dos nobres contrários ao processo de feudalização.

e) A cidade simbolizava o poder dos senhores feudais e submetiam a nobreza a sua legislação centralizadora.​

Respostas

respondido por: lucasvflp
0

Resposta:

a) Os senhores encarnavam o poder de governo, impondo a sua força armada e controlando a administração da justiça e a cobrança de impostos.

Explicação:

O feudalismo se caracterizou pela descentralização do poder político, considerado "local", na medida em que cada senhor feudal (nobre) passou a exercer o poder de justiça e a cobrança de impostos em seus territórios. Esse estrutura político-social foi amparada pelo clero católico.

Perguntas similares