Qual é a estratégia de Brás Cubas para conquistar D.Plácida?
a )Ele sugere que D. Plácida aceitou prontamente sua história para ficar em paz com a consciência. Ex-plique por quê.
b) De que maneira o relato de Brás Cubas sobre o modo como ganhou a confiança de D. Plácida revela o
olhar realista de Machado de Assis para a sociedade em que vive?
MIM AJUDEEEMMM
POR FAVOR
Respostas
Resposta: A) ela se sentiu culpada.
B) Amor,paixão e romance.
Explicação:
A) podemos ver nesse trecho que ("Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejara a intenção,e
doialhe o ofício; mas final cedeu. Creio que chorava, a princípio: tinha nojo de si mesma")
D. Plácida não queria aceitar o que Brás cubas teria deixado sob a guarda de D. Plácida.
B) o jeito de como a tratou para conquistá-la retrata o amor,romance e a paixão.
Para conquistar D. Plácida, Brás Cubas utiliza duas estratégias:
- Primeira Estratégia - ele a trata de uma forma agradável e cortês visando conquistar sua confiança, mesmo D. Plácida não compartilhando desse mesmo tratamento com ele.
- Segunda Estratégia - ele narra para ela uma história criada por ele mesmo sobre os desafios e obstáculos que ele e Virgília enfrentaram para ficar juntos.
A - Para que D. Plácida não se sentisse mal por acobertar a traição, ela precisava acreditar que o amor entre Brás Cubas e Virgília era puro e verdadeiro, praticamente impossível devido aos infortúnios do destino que teimava em separá-los.
Por isso que Brás Cubas inventou as muitas dificuldades, fazendo com que D. Plácida acreditasse naquele romance impossível, desviando seu foco do pecado do adultério.
B - Ao mostrar que D. Plácida aceitou sua história de amor "patética" e recheada de obstáculos como um motivo pertinente para se cometer adultério, Machado de Assis critica a hipocrisia que permeava a sociedade da época, especialmente em relação à traição, vista como "aceitável" em alguns casos.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
"Memórias Póstumas de Brás Cubas", escrita por Machado de Assis, é tida como a obra marco do Movimento Realista no Brasil.
A história ganha destaque pelo uso de um narrador defunto (defunto-autor) chamado Brás Cubas, que narra sua trajetória de vida a partir das memórias que leva consigo após sua própria morte.
Ao longo da narrativa, o leitor é capaz de perceber duas interações diferentes do narrador, uma mostrando os fatos ocorridos na vida, seguindo uma lógica cronológica e temporal, e outra apresentando seu psiquê, através de memórias, comentários e percepções que o narrador faz de sua própria história.
Conheça mais sobre a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24057813
#SPJ5