Respostas
Resposta:
Clinicamente, a relação Yin-Yang serve para enquadrar o estado clínico do paciente, de forma a poder orientar-nos na forma de pensamento da Medicina Tradicional Chinesa. Resumindo: Yin e Yang são, nada mais, nada menos, do que uma forma de classificação das características existentes em tudo, inclusive na Medicina!
Resposta:
Clinicamente, a relação Yin-Yang serve para enquadrar o estado clínico do paciente, de forma a poder orientar-nos na forma de pensamento da Medicina Tradicional Chinesa. Ora, face a um doente que apresenta um quadro predominantemente Yang, sabemos que temos que usar estratégias que baixem este Yang ou subam o seu estado Yin (esta determinação vai depender de outros parâmetros avaliados no diagnóstico), de forma a retomar o equilíbrio, que é o equivalente a atingir o estado de saúde ideal.
Tomando o exemplo anterior: num paciente muito agitado e ansioso, temos que usar estratégias que o acalmem, enquanto que num paciente apático e deprimido, teremos que trabalhar formas de lhe “fornecer” energia.