Respostas
Resposta:
A agricultura estava desorganizada, as cidades, destruídas por causa das lutas com os franceses e as manufaturas portuguesas não tinham condições de concorrer com as inglesas. ... Em 1814, com a derrota de Napoleão Bonaparte e o fim da guerra na Europa, o retorno da corte voltou a ser discutido em Portugal.
Resposta:
A economia vivia um momento de profunda crise. O comércio estava decadente, praticamente paralisado, não só pela ocupação francesa como também pela Abertura dos Portos da colônia em 1808. Os comerciantes portugueses estavam descontentes, pois haviam perdido o monopólio comercial, situação agravada pelos Tratados de 1810, assinados com os ingleses.
A agricultura estava desorganizada, as cidades, destruídas por causa das lutas com os franceses e as manufaturas portuguesas não tinham condições de concorrer com as inglesas. Para muitos, tudo isso era resultante da ausência do rei. Além disso, sabia-se que as lojas maçônicas, em Portugal, divulgavam as ideias liberais, defendendo uma Constituição que limitaria o poder do soberano, instituindo, assim, uma monarquia constitucional.