No segmento da alimentação fora do lar, conhecer o perfil do consumidor é condição fundamental para ter sucesso nos empreendimentos, especialmente aqueles do segmento comercial. Estar atualizado em relação às tendências do mercado alimentício é a base para assegurar condições de concorrência e fidelização dos consumidores. Você foi contratada com RT de um novo restaurante, em turno integral, o “Sabor e Saúde”, que funciona das 10h as 15hs, de segunda à sábado. O empreendimento fica localizado em um bairro nobre de uma capital brasileira. O público-alvo é composto, principalmente, por alunos de academias, cursos de idiomas e de pré-vestibular do bairro, sendo a faixa etária dominante entre 18 e 25 anos. O serviço disponibilizado no restaurante é o self service (autosserviço), que está preparado para atender clientes com alto poder aquisitivo.
Respostas
Resposta:
Padrão de Resposta esperado
Explicação:
A) Seria recomendado oferecer preparações que contemplassem um público jovem, voltado aos cuidados com a saúde e com a aparência física, com nível educacional diferenciado e poder aquisitivo alto.
Preparações mais arrojadas deveriam ser incorporadas ao buffet, tais como: opções da culinária japonesa e lanches do tipo fast food (opções de hamburgueria “saudável”, com opções de alimentos assados ou grelhados, pães integrais, carpaccios, sendo que os consumidores montariam seus próprios lanches). Também seria oportuna a inclusão de preparações diet e light, além daquelas isentas de glúten e lactose e das preparações funcionais, assim como diferentes tipos de molhos para grelhados, assados e massas, e complementos como linhaça, gergelim, farelo de trigo, etc. As saladas poderiam ser incrementadas principalmente com o uso de novos ingredientes: castanhas, nozes, pimenta doce e frutas da estação. As mesmas inovações poderiam ser implementadas nas sobremesas e nos sucos, com oferta de novas preparações e ingredientes (sorvetes, milk shakes, smooties, limonada suíça, abacaxi francês, suco verde, suco vermelho, entre outros). Lembrando que, na alimentação coletiva, sempre é bom realizar uma pesquisa de mercado para se conhecer e entender os desejos, anseios e necessidades dos consumidores.
B) Assuntos relacionados à alimentação saudável e nutrição na atividade física poderiam ser abordados tranquilamente, por exemplo: alimentos funcionais; diferença e finalidades dos produtos diet e dos produtos light; finalidade da alimentação isenta de glúten e isenta de lactose; cuidados alimentares para os dias de prova do vestibular; a importância da hidratação na atividade física; cuidados alimentares na redução e na manutenção do peso corporal; alimentação pré e pós-atividade física; alimentação adequada e qualidade de vida.