• Matéria: História
  • Autor: carolreis20
  • Perguntado 5 anos atrás

redação retratando o trabalho infantil​

Respostas

respondido por: biancaemilly098
2
HOMEPAGEENEM
CONCURSOS PÚBLICOSENEM
Tema da Redação do Enem de 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira
redacao do enem 2005
A redação do Enem de 2005 tratou do tema "trabalho infantil".
O tema da redação do Enem de 2005 foi o trabalho infantil. Trata-se de prática mais comum do que se imagina. Embora o assunto não seja totalmente estranho à maioria das pessoas, dada a visibilidade conferida ao tema pelo noticiário e pela mídia em geral, o fato é que esta não é a realidade vivenciada ou presenciada por todos aqueles que residem em grandes centros urbanos e possuem recursos para suprir suas necessidades básicas. Em 2005, a proposta de redação do ENEM foi além dos assuntos comuns ao dia-a-dia dos estudantes, exigindo um posicionamento mais crítico frente a um problema não tão familiar e que pressupunha a compreensão de um cenário mais amplo, ao extrapolar os limites das experiências individuais de cada um. Por esse motivo, elaboramos um roteiro repleto de informações e dicas valiosas para que você tenha à disposição as ferramentas necessárias para a confecção de uma eventual redação sobre o tema.

Confira!


Tema da Redação do Enem de 2005: O Trabalho Infantil
Tema da Redação do Enem de 2005: O Trabalho Infantil
Redação do Enem 2005 Pronta: O trabalho infantil na realidade brasileira
O trabalho infantil é um problema que atinge principalmente os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Até meados do século XIX, nossa população concentrava-se principalmente na área rural, sendo muito comum a utilização de mão de obra de crianças e adolescentes. A evolução histórica da proteção trabalhista revela que o esforço legislativo empregado não foi acompanhado do correspondente progresso no campo cultural, social e econômico, dada a persistência de práticas prejudiciais ao desenvolvimento físico e intelectual e à preparação de jovens para a fase adulta.

O primeiro fator que pode ser apontado como responsável pela subsistência dessa forma cruel de exploração do trabalho humano é a desigualdade social, que submete um grande número de famílias a condições miseráveis de vida. Isso conduz a uma inevitável exploração da força de trabalho das classes menos favorecidas, atingindo pessoas de todas as idades, inclusive crianças. O trabalho infantil, nesse contexto, deixa de ser uma mera opção e passa a representar uma questão de sobrevivência.

No entanto, é inegável que há uma grande influência do aspecto cultural nesse processo, uma vez que ao trabalho é associada a ideia de dignidade e honradez, sendo muitas vezes a saída encontrada pelas famílias para evitar a incursão do indivíduo no mundo do crime. Isso tudo, aliado à falta de entendimento em torno da importância de manter a criança longe do trabalho e frequentando a escola, dota o enfrentamento do problema de dificuldade e complexidade ainda maiores. Isso explica a predominância do trabalho infantil no Nordeste, onde a seca, a ausência de um planejamento familiar e a tradição de possuírem muitos filhos influenciam sobremaneira a piora desse cenário
Perguntas similares