1-Dê a definição de mercantilismo.
2-Quais são as principais características do mercantilismo?
3- Uma das características do mercantilismo, era o metalismo. Como funcionava e qual país costumava pratica-lo?
4-E na França, como era utilizado o mercantilismo?
5-O que o evento conhecido como "O Ciclo do Ouro" no Brasil está ligado ao mercantilismo? De que forma?
Respostas
Resposta:
1- o mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
2- principais características é:Balança comercial favorável: buscar exportar mais do que importar. Protecionismo: proteger o mercado interno. Metalismo: acumulação de metais preciosos afim de ter muito riqueza nacional.
3- Metalismo – uma das principais características do mercantilismo – consistia no acúmulo de metais preciosos (ouro e prata). ... O governo incentivava o desenvolvimento das indústrias em seus territórios, pois exportar manufaturas rendia bons lucros.
4- o principal impulsionador do mercantilismo na França foi Jean-Baptiste Colbert, ministro da economia de Luís XIV. Colbert procurou desenvolver o comércio na França, ao mesmo tempo em que dificultava a entrada de produtos estrangeiros. Também foi responsável por impulsionar a fabricação de manufaturas e artigos de luxo para abastecer o mercado europeu.
5- o ciclo do ouro é considerado o período em que a extração e exportação do ouro figurava como principal atividade econômica na fase colonial do país e teve seu inicio no final do século XVII, época em que as exportações do açúcar nordestino decaiam pela concorrência mundial do mercado consumidor.
Explicação:
bons estudos. ❣️
se possível adiciona minha resposta como melhor resposta pq ajuda muito.
Resposta:
1-O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
2-As principais características é:Balança comercial favorável: buscar exportar mais do que importar. Protecionismo: proteger o mercado interno. Metalismo: acumulação de metais preciosos afim de ter muito riqueza nacional.
3-Mundo EducaçãoBusca Login
Você está aqui: Mundo Educação História Geral Idade Moderna Metalismo
Metalismo
O Metalismo era um dos pilares do sistema mercantilista durante a Idade Moderna.
Sistema mercantilista
Durante cerca de três séculos (em alguns casos, esse tempo ora se estendeu, ora se abreviou), isto é, séc. XVI a séc. XVIII, a atividade econômica das modernas nações europeias esteve vinculada ao sistema mercantilista. Cada nação possuía um modo próprio de exercer o seu mercantilismo, de modo que seria arbitrário dizer que ele era um sistema exatamente igual em todos os casos. De modo geral, podemos dizer que o mercantismo apresentou quatro características:
Balança comercial favorável: o Estado deveria exportar mais produtos que importar. Não deveria depender demais de outras nações. Quanto maior fosse a exportação, maior seria o equilíbrio da balança comercial;
Protecionismo: as nações procuravam obstruir a entrada de produtos de fora em seu território e no território de suas colônias por meio dos altos impostos alfandegários. Isso garantia o consumo dos produtos da própria nação, no mercado interno, em detrimento dos produtos estrangeiros;
Exclusivo colonial: as nações europeias dos séculos XVI ao XVIII estavam direta ou indiretamente envolvidas com a exploração de colônias no “Novo Mundo”, isto é, o continente americano e, depois, a Oceania. Essa exploração era controlada administrativa e militarmente. Em muitas dessas colônias, a produção era exclusivamente destinada à Metrópole colonizadora. Os colonos, portanto, ficavam impedidos de negociar com outras nações.
Metalismo: o metalismo consistia na medida utilizada para se saber o quanto uma nação estava rica ou não. O acúmulo de metais era sinal dessa riqueza. Vejamos mais detalhes:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Metalismo ou bulionismo
O metalismo teve como um dos seus fundamentos teóricos principais a doutrina do bulionismo. O termo bulionismo deriva da palavra inglesa bullion, que significa “pequenos lingotes de ouro”. A doutrina do bulionismo aconselhava um Estado a ter em seus cofres a maior quantidade de metais nobres, ouro e prata, possível. A crença era a de que isso daria estabilidade econômica à nação, haja vista que esses metais representam uma riqueza não perecível.
Movidas por essa doutrina, nações como Portugal e Espanha procuravam em suas colônias esses metais nobres.