Respostas
Resposta:
As conferências de Bretton Woods, definindo o Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional, estabeleceram em julho de 1944 as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo. O sistema Bretton Woods foi o primeiro exemplo, na história mundial, de uma ordem monetária totalmente negociada, tendo como objetivo governar as relações monetárias entre Nações-Estado independentes.
Explicação:
O acordo de Bretton Woods teve como objetivos principais promover a cooperação internacional através das instituições monetárias, facilitar a expansão do comércio internacional, implementar a estabilidade dos câmbios e contribuir para a instituição multilateral de pagamentos. Deste acordo resultou também o estabelecimento do Fundo Monetário Internacional (FMI), destinado a assegurar os mecanismos de apoio financeiro necessários à estabilidade do SMI.
O acordo assentava em três bases fundamentais: a convertibilidade de todas as moedas que participam no SMI, a paridade das moedas e o equilíbrio das balanças de pagamentos.
O sistema de Bretton Woods funcionou com sucesso até aos anos 60, altura em que surgiram os primeiros problemas. A principal causa da crise ficou a dever-se à instabilidade do dólar norte-americano. Os estados-membros aperceberam-se de que o dólar já não podia servir como padrão comum. Em 1970, a crise económica e política dos EUA levou ao colapso definitivo do sistema instituído em Bretton Woods.
Resposta:
A conferência de Bretton Woods foi um encontro patrocinado pelos países aliados em 1944 que buscou restabelecer o sistema moetário e de comércio internacional que havia sido fortemente abalado pela crise 1929 e a Segunda Guerra Mundial. O acordo estabelecido foi bem sucedido em ajudeou em muito a expansão do comércio internacional e a ajuda financeira a países do bloco capitalista que se formou após o término da guerra. Instituições como o FMI e o Banco Mundial foram inicialmente debatidas em Bretton Woods. O acordo durou até 1971 quando os EUA não conseguiram mais sustentar as taxas de câmbio fixas entre o dólar e outras moedas internacionais devido a perdas de produtividade de sua indústria, o déficit crescente em virtude da guerra do Vietnã e a crise do petróleo. Enquanto durou, o acordo de Bretton Woods foi muito bem suscedido em favorecer o comércio internacional, evitar crises de balanço de pagamentos entre os países e oferecer empréstimos internacionais a taxas de juros fixas que não comprometiam exageradamente as finanças dos países endividados.
Explicação: