Respostas
Resposta:
Primeiro de tudo é importante que todos entendam o que é a quarentena e qual a importância dela para o momento.
A quarentena é a reclusão de pessoas para que se evite aglomerações, com o objetivo de desacelerar as contaminações de doenças altamente contagiosas, como é o caso do novo coronavírus.
Muitos estados brasileiros decretaram quarentena justamente com o objetivo que citamos. Na maioria das vezes a quarentena pode durar 40 dias, podendo ser prorrogado, caso haja necessidade. Na quarentena, os serviços considerados como não essenciais (bares, restaurantes, shoppings) podem ser fechados para evitar a aglomeração de pessoas.
Além disso, a quarentena também possui força de lei, podendo ser aplicado multa em casos de descumprimento.
O Brasil vive uma quarentena ainda incerta quando se trata de dias necessários que teremos que ficar em casa. Isso pode gerar ansiedade e comprometimento da saúde mental.
A quarentena não deve ser considerada como um período de férias, por isso é tão importante estabelecer uma rotina em casa, assim você pode manter seus estudos e a disciplina.
Primeiro estabeleça horários para acordar, tomar um café da manhã e nada de voltar para a cama para estudar lá, ok? Escolha um cantinho agradável para você colocar a matéria em dia.
Depois dos estudos procure fazer alguma atividade física dentro de casa ou alguma outra atividade que você goste muito de fazer. Uma boa dica é utilizar aplicativos para te auxiliar ou até mesmo vídeos no Youtube.
Com o tempo você vai se adaptando à nova rotina dentro de casa e isso vai ajudar você a manter o equilíbrio em tempos de quarentena.
O momento que estamos vivendo de quarentena por si só já gera muita ansiedade e angústias, e isso fica ainda mais intenso quando somos bombardeados por notícias em tempo real, matérias na internet etc.
É fundamental estarmos bem informados sobre a situação do Brasil e no mundo em relação aos avanços da pandemia, mas o excesso de informações pode mexer com a saúde mental e gerar pânico nas pessoas.
A principal dica para que isso não aconteça é evitar assistir noticiários o tempo todo, ficar atento às fake news e buscar fontes confiáveis, e também evite ficar muito tempo nas redes sociais, já que o assunto principal lá é o coronavírus.
Além disso, procure falar sobre outros assuntos que você goste e ajude a sua família e amigos a manterem a calma e não alimentar o pânico e o nervosismo.