• Matéria: Filosofia
  • Autor: moizidorio
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o trecho abaixo:
A Caverna, romance de José Saramago, é um livro delicioso de ler, além de conseguir desferir uma crítica que, em suas sutilezas, faz-se contundente e primorosa em relação ao capitalismo em sua atual fase.
[...]Platão separa o mundo em dois, o sensível, advindo da condição corporal do homem na qual é violentamente abjetado em detrimento do outro mundo, o supra-sensível (um mundo no Além), o reino das idéias, da razão e da inteligência que para Platão adquiriam supremacia sobre a vida. Em Platão, a condição humana biológica, isto é, a vida em si, é desprezada, também, o conhecimento do senso comum e as idéias de homens e mulheres simples do dia-a-dia são meramente “sombras” diante da realidade; esses, no platonismo, são habitantes da caverna, desconhecedores da realidade adquirida somente pela razão do filósofo, aquela que sai, peremptoriamente, “etiquetando” o mundo de “verdades” e “mentiras”. O filósofo aqui pode ser entendido como aquele homem que nega aquilo que os sentidos corporais lhe mostram para buscar sentido no mundo das idéias, que para Platão é o único meio do homem conseguir alcançar a verdade e se libertar dos grilhões.
Em Saramago não há negação da condição biológica do homem em favor de uma condição forjada pelos ideais. Pelo contrário, a caverna de Saramago nega o mundo dos ideais capitalistas para reafirmar a condição humana em suas vivências simples, onde o trabalho se dá enquanto uma atividade vital do homem, na qual este se reconhece em suas ações e dá sentido à vida e as suas relações com os outros seres humanos.

O mito da caverna de Platão e a Caverna , romance de Saramgo, estabelecem alguns paralelos que torna possível dizer:

I - Platão não dilacera o corpo humano e sua filosofia em prol de uma razão suprema
II - Platão faz uma crítica do mundo real em contraposição ao mundo supra-sensível, analtecendo a razão.
III - Saramango também mostra dois mundos supra-sensível é o que de certa forma é negado.
IV - Saramango analtece o elemento do longos, isto é, a razão que foi posta no pedestral por Platão

Estão corretas as afirmativas:

Respostas

respondido por: andrealbertovic
1
Correto: Platão faz uma crítica do mundo real em contraposição ao mundo su-prassensível enaltecendo a razão e saramago também mostra dois mundos, mas o mundo suprassensível é o que de certa forma é negado.


carolpeniche2: correto : somente II e III
Perguntas similares