Respostas
Resposta:
Os principais autores do realismo brasileiro são Machado de Assis, Raul Pompeia, Xavier Marques, João Lúcio Brandão, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo. Juntos, esses nomes foram responsáveis por expandir o movimento por todo o país.
O realismo chegou ao Brasil no ano de 1881 com a publicação do livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas", do escritor Machado de Assis. Ele é considerado o maior nome do movimento no país. Sua obra fez com que seu nome ficasse internacionalmente conhecido.
Foram alguns dos autores do realismo brasileiro e alguns outros de outros estilos literários, que fundaram a Academia Brasileira de Letras. O projeto para a fundação da academia foi ideia de Machado de Assis.
Os autores do realismo brasileiro faziam frente a movimentos como o romantismo e o neoclassicismo, fugindo das visões românticas e clássicas desses estilos, e assumindo uma postura real. O foco do realismo era mostrar a vida real, com base na ciência e na racionalidade.
O movimento aconteceu após revoluções importantes, como a Revolução Industrial, além de movimentos e estudos como o evolucionismo, o positivismo e o socialismo. Além disso, no Brasil, o movimento aconteceu durante mudanças como a proclamação da República e a abolição da escravatura.
Por conta desses movimentos, é possível ver nas obras dos autores do realismo brasileiro os tons de críticas sociais e políticas. Em outros países, como na França, onde o movimento surgiu, essas características também eram perceptíveis.
O movimento surgiu na França, meados do século XIX, e foi consagrado como estilo literário com a publicação da obra “Madame Bovary”, do escritor francês Gustave Flaubert no ano de 1857