Respostas
A Sabinada foi uma revolta provincial que aconteceu no Período Regencial, isto é, o período da transição do reinado de D. Pedro I para o reinado de D. Pedro II no Brasil. Essa fase das regências aconteceu porque, quando D. Pedro I renunciou ao trono, o seu filho ainda era menor de idade e não poderia ser coroado imperador.
Como previa a Constituição brasileira (de 1824), o país deveria ser governado por regentes até que o filho de D. Pedro I tivesse a idade mínima para assumir o trono. Uma das grandes marcas do Brasil durante o Período Regencial foi a disputa intensa entre conservadores e liberais na política brasileira.
O Período Regencial também trouxe uma novidade para o país: pela primeira vez o Brasil, enquanto país independente, garantiu certa autonomia política para as suas províncias. Entretanto, a falta de um imperador no trono brasileiro, somada aos problemas socioeconômicos do Brasil e às disputas políticas travadas nas províncias, criou uma situação explosiva.
Esse período foi a fase de uma experiência federalista (sistema que garantia a autonomia das províncias), mas também foi o período das revoltas provinciais. Como mencionado, essas revoltas foram uma soma de insatisfação popular e disputas políticas travadas entre as elites, mas também continha a defesa de ideais republicanos.
ESPERO TER AJUDADO