O ser humano é bom ou mau por natureza?
Se levamos em consideração a teoria do *filósofo inglês Thomas Hobbes,* a resposta é sim. ... A natureza humana para Hobbes é má. O homem é mau, não presta. Essa tese se encontra na obra "O Leviatã", inspirada em uma figura mitológica, que é uma serpente que fez um acordo com os homens.
Já para para o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que viveu numa época em que não existia luz elétrica e, muito menos, aparelhos celulares, a resposta a esta pergunta pode ser respondida da seguinte forma: "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Com isso, ele quer dizer que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador. Em sua obra "Do Contrato Social" (1757/ 1762) ele reflete sobre como deveriam ser as instituições para que possamos ter uma organização social mais justa, que preserve a liberdade, bem supremo do homem.
Através da leitura dessas obras, você consegue solucionar ás primeiras questãos.
Após a leitura realizar uma reflexão sobre o Covid-19 com o olhar voltado para a *sociedade*:
agrupamento de seres que convivem em estado gregário e em colaboração mútua. Ou
grupo humano que habita em certo período de tempo e espaço, seguindo um padrão comum; coletividade.
*Vida Urbana:* significa preocupar-se com o bem-estar geral da população que vive nas cidades, cidades essas bem diferentes das do passado, bem mais complexas e heterogéneas, mas que representam o maior habitat da população em todo o mundo.
*Natureza humana:* A natureza humana faz referência ao conjunto de traços diferentes — incluindo maneiras de pensar, sentir ou agir - que os seres humanos tendem a ter, independente da influência da cultura.
*Alteridade*: natureza ou condição do que é outro, do que é distinto. FILOSOFIA: situação, estado ou qualidade que se constitui através de relações de contraste, distinção, diferença.
*Negacionismo*: é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. ... Na ciência, o negacionismo é definido como a rejeição de conceitos básicos, incontestáveis e apoiados por consenso científico em favor de ideias tanto radicais quanto controversas.
*Relativismo*: ponto de vista epistemológico (adotado pela sofística, pelo ceticismo,
pragmatismo etc.) que afirma a relatividade do conhecimento humano e a incognoscibilidade do absoluto e da verdade, em razão de fatores aleatórios e/ou subjetivos (tais como interesses, contextos históricos etc.) inerentes ao processo cognitivo.
*Objetivo da atividade é realizar um relatório sobre todos os temas acima pesquisados expondo a sua opinião.
HELP
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
“Hobbes se encontra no período entre os séculos 16 e 17. A natureza humana para Hobbes é má. O homem é mau, não presta. Essa tese se encontra na obra "O Leviatã", inspirada em uma figura mitológica, que é uma serpente que fez um acordo com os homens. Na medida em que os homens não cumprem o acordo, a serpente vem e os devora”
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás