• Matéria: Sociologia
  • Autor: camila4445
  • Perguntado 5 anos atrás

Faça uma breve análise do conceito de classe social de Karl Marx, através de elementos da sociedade atual.

Respostas

respondido por: lelizita
280

Resposta:

Classe social é um conceito da Sociologia que se refere à divisão socioeconômica do mundo em um sistema capitalista. Há uma hierarquia de grupos sociais, as classes, que possuem diferentes importâncias e ocupam diferentes cargos dentro da divisão social do trabalho. Chamamos de estratificação social o fenômeno que permite essa divisão.O conceito de classe social passou a ganhar destaque na Sociologia ainda em seu período clássico (no século XIX, período em que a Sociologia foi criada). O filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx dedicou-se a estudar o fenômeno das classes sociais e a interação entre elas.

Explicação:

Com o avanço dos estudos sociológicos, novas classificações passaram a denominar o conceito de classe social, e vários outros sociólogos, historiadores, geógrafos e economistas dedicaram-se a estudar esse fenômeno. Podemos citar como exemplos o sociólogo clássico, professor, jurista e escritor francês Émile Durkheim, o economista inglês John Maynard Keynes e o geógrafo britânico de inspiração marxista David Harvey, autor do livro Condição Pós-Moderna |1|.

Para os sociólogos em geral, a estratificação social (fenômeno social que gera a divisão de classes) é uma consequência do capitalismo e da intensa divisão social do trabalho produzida por esse sistema. Para Durkheim, o trabalho em sociedades capitalistas pós-industriais é diversificado e entoado por diversas pessoas em diferentes postos de trabalho.

Não é possível, nesse sistema dividido, haver autossuficiência de um indivíduo, pois como o trabalho é dividido, diversas pessoas exercem diversas atividades diferentes, gerando um sistema que cria as classes sociais ao estabelecer diferentes valorizações e diferente níveis de importância das atividades exercidas.

não consegui fazer uma breve análise,espero ter ajudado


marcosdpantonip8onxs: escreveram a biblia ai kk
Mimy1995: bom pelo menos tentaram ajudar quem aqui está precisando de reposta né
Mimy1995: não é!
Mimy1995: obgda @leilezita , dá para tirar algumas idéias, e criar seu próprio texto que é o mais certo de se fazer bjs ♥️
TatuCrabark: vc da a mao e eles querem o braço inteiro
caua2005ca: C é Loko pra q isso tudo, mas tá bom msm
rayoliversantos123: vlw
rayoliversantos123: muito obg❤❤
rianluciano13: vou resumir sahporra
HannahYYXY: era uma breve análise, mas tá bom
respondido por: Matheusieti
494

Traçando em um panorama atual, a globalização é um fato que ocorreu devido ao capitalismo e possui seus contrapontos onde temos:

  1. O fato da nossa sociedade ser composta por camadas menos favorecidas.
  2. A opressão das classes financeiramente mais ricas sobre as que carecem de atenção, entre outros.

Contextualizando:

Karl Marx refletiu sobre a organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado, ou seja: A camada financeiramente mais rica e a parcela segregada, fato exposto por Marx em suas teorias sobre a luta de classes.


ysananjoon: obgs pela ajuda ❤❤❤
laviniacassani: Mt obg ajudou muito❤❤❤
Perguntas similares